Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Presidente dos Estados Unidos comemora marca de 300 milhões de doses de vacina contra o coronavírus aplicadas em 150 dias

Compartilhe esta notícia:

"É um marco importante", disse o presidente, elogiando o trabalho de seu governo. (Foto: Cameron Smith/The White House)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou sobre a campanha de vacinação da Casa Branca nesta sexta-feira (18), para comemorar um marco: 300 milhões de vacinas contra covid-19 aplicadas em seus primeiros 150 dias no cargo.

Biden descreveu o esforço federal como um dos “maiores e mais complicados desafios logísticos da História americana”. Mas, apesar da celebração, a resistência à imunização em algumas regiões do país indica que é improvável que os Estados Unidos cumpram o prazo de vacinar parcialmente 70% dos adultos americanos contra o coronavírus até 4 de julho, feriado nacional da Independência americana.

“É um marco importante”, disse o presidente, elogiando o trabalho de seu governo. “Não aconteceu sozinho ou por mero acaso.”

Até esta sexta, cerca de 65,1% das pessoas nos Estados Unidos haviam tomado pelo menos uma dose da vacina. Os números, contudo, vêm caindo, em função do desinteresse da população, e, atualmente, o país só vacina cerca de 200 mil pessoas por dia. Segundo uma conta do The New York Times, no atual ritmo, até 4 de julho, cerca de 67,5% da população terá recebido ao menos uma dose.

O ritmo precisaria pelo menos dobrar nas próximas duas semanas para os Estados Unidos atingirem a sua meta.

Biden, que assumiu a presidência falando em um “inverno sombrio” à frente, desta vez citou um “verão da alegria” à frente — a estação começa no Hemisfério Norte nesta terça-feira (22).

Apesar disso, o presidente alertou que, com a variante Delta, as pessoas têm maior probabilidade de morrer do vírus em áreas com níveis mais baixos de vacinação. Biden disse que não esperava que a variante forçasse outros lockdowns, mas alertou que alguns lugares com vacinação mais baixa “sofrerão muito” com a variante altamente contagiosa surgida na Índia.

“As pessoas que ficam gravemente doentes e são hospitalizadas devido à covid-19 são aquelas que não foram totalmente vacinadas”, disse. “[A Delta] é uma variante que é mais facilmente transmissível, potencialmente mortal e particularmente perigosa para os jovens.”

Um informativo da Casa Branca disse que o número de mortes de covid-19 diminuiu 90% desde que Biden assumiu o cargo em janeiro, quando mais de 3.300 americanos morriam por dia.

Nesta semana, o país ultrapassou 600 mil óbitos por covid-19. O número de mortos continua sendo o mais alto do mundo, embora outros países, incluindo Brasil, Reinou Unido e Rússia, tenham taxas de mortalidade per capita mais altas.

Biden falou sobre a campanha de vacinação da Casa Branca enquanto seu governo faz um último esforço para atingir a meta de 4 de julho. A vice-presidente Kamala Harris e o secretário de Saúde e Serviços Humanos Xavier Becerra viajaram nesta sexta para promover campanhas a favor da vacinação. Harris viajou para Atlanta e Becerra foi ao Colorado.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

China oferece ovos e até alguns dólares para quem se vacinar contra o coronavírus
Documento obtido pela CPI da Covid mostra que Brasil recebeu oferta de 20 milhões de doses da vacina de Oxford
https://www.osul.com.br/presidente-dos-estados-unidos-comemora-marca-de-300-milhoes-de-doses-de-vacina-contra-o-coronavirus-aplicadas-em-150-dias/ Presidente dos Estados Unidos comemora marca de 300 milhões de doses de vacina contra o coronavírus aplicadas em 150 dias 2021-06-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar