Segunda-feira, 03 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Presidente da República terá de se justificar ao Congresso em caso de descumprimento das metas do Arcabouço Fiscal

Compartilhe esta notícia:

O presidente terá até 31 de maio do exercício seguinte para enviar a mensagem com as razões do descumprimento e as medidas de correção

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Segundo Lula, a política é a única profissão que tem "concurso" público a cada quatro anos. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O texto do novo arcabouço fiscal prevê que o presidente da República terá de encaminhar uma mensagem ao Congresso Nacional em caso de descumprimento das metas de resultado das contas públicas. Na mensagem, o presidente terá de explicar as razões para o descumprimento da meta e as medidas que serão adotadas para correção.

“§ 4º Caso a meta de resultado primário não seja cumprida, o Presidente da República encaminhará mensagem ao Congresso Nacional, até 31 de maio do exercício seguinte, com as razões do descumprimento e as medidas de correção”, diz o texto do novo arcabouço fiscal.

Não haverá, contudo, punição ao governo ou ao presidente da República em caso de descumprimento da meta.

Em vigor

A proposta do novo arcabouço fiscal foi encaminhada nesta terça-feira (18) ao Congresso Nacional. Terá de ser aprovada pelo Parlamento para entrar em vigor em 2025.

Para 2024, a meta é zerar o rombo nas contas públicas (déficit primário igual a 0% do PIB), com um intervalo de tolerância de 0,25 ponto percentual para mais ou para menos. Atualmente, o presidente do Banco Central já é obrigado a publicar uma carta pública em caso de descumprimento da meta de inflação. Essa carta é encaminhada ao ministro da Fazenda, presidente do Conselho Monetário Nacional.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Comissão Mista marca para 3 de maio votação do parecer do Bolsa Família
Governo Lula dá pontapé inicial em discussões do “orçamento participativo”
https://www.osul.com.br/presidente-justificar-congresso-descumprir-metas/ Presidente da República terá de se justificar ao Congresso em caso de descumprimento das metas do Arcabouço Fiscal 2023-04-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar