Terça-feira, 30 de setembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Presidente nacional do PT diz que Lula admite discutir a dosimetria das penas dos condenados pela tentativa de golpe, mas não neste momento

Compartilhe esta notícia:

"Revisar a pena logo após a decisão do STF vira afronta e casuísmo", disse Edinho Silva (D)

Foto: Ricardo Stuckert/PR
"Revisar a pena logo após a decisão do STF vira afronta e casuísmo", disse Edinho Silva (D). (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente nacional do PT, Edinho Silva, afirmou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, admite discutir o abrandamento das penas aos condenados pelos atos extremistas de 8 de janeiro de 2023, mas não neste momento.

“O presidente Lula nunca se recusou que o PT debata a dosimetria das penas. É normal que haja revisão da legislação pelo Congresso Nacional. Mas não neste ambiente político”, afirmou Edinho.

“Revisar a pena logo após a decisão do STF [Supremo Tribuna Federal] vira afronta e casuísmo. A sociedade espera que o Congresso Nacional priorize temas que dialoguem com sua realidade”, acrescentou o dirigente petista.

A sinalização de Lula estabelece uma ponte para que a base governista abra tratativas para o projeto alternativo do Centrão à anistia, que foi batizado como PL da Dosimetria.

A iniciativa, na leitura de petistas, pode isolar o bolsonarismo no Congresso e abrir caminho para um acordo que permita ao governo avançar com sua agenda.

A PEC da Blindagem abriu uma janela de oportunidade para a esquerda no momento em que o discurso do governo em defesa da soberania mostra sinais de fadiga de material.

O projeto, que impede investigações contra parlamentares sem autorização prévia de seus pares, gerou uma onda de indignação na sociedade civil e mobilizou até artistas e celebridades. As informações foram divulgadas pela CNN.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Vereadores discutem projeto que prevê prêmio a quem denunciar descarte irregular de lixo em Porto Alegre
Banco Central deve oficializar e regulamentar o Pix Parcelado até o fim deste mês
https://www.osul.com.br/presidente-nacional-do-pt-diz-que-lula-admite-discutir-a-dosimetria-das-penas-dos-condenados-pela-tentativa-de-golpe-mas-nao-neste-momento/ Presidente nacional do PT diz que Lula admite discutir a dosimetria das penas dos condenados pela tentativa de golpe, mas não neste momento 2025-09-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar