Sábado, 19 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Polícia Presos criminosos que praticavam estelionatos contra médicos gaúchos

Compartilhe esta notícia:

A organização criminosa era capitaneada por uma mulher de 28 anos, natural de São Paulo

Foto: Polícia Civil/Divulgação
A organização criminosa era capitaneada por uma mulher de 28 anos, natural de São Paulo. (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou na manhã desta terça-feira (17), em São Paulo, a Operação Medici Umbra com o objetivo de desarticular um grupo criminoso que praticava estelionatos contra médicos gaúchos, falsificação de documentos, invasão de dispositivos informáticos e lavagem de capitais.

Com o apoio da Polícia Civil paulista, foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão no bairro Cidade Tiradentes. Cinco criminosos foram presos. Os agentes apreenderam documentos, um notebook e telefones celulares.

A investigação iniciou em janeiro, a partir do registro de ocorrência por um médico gaúcho apontando que teria ocorrido invasão do seu e-mail e da sua conta gov.br. A partir disso, os criminosos tiveram acesso a documentos pessoais, criaram contas falsas e tentaram efetuar transferências em uma corretora de investimentos que ultrapassaram R$ 700 mil.

Paralelamente, foram localizados outros quatro médicos gaúchos vítimas de crimes com formas similares de agir. Eles tiveram prejuízos que, somados, chegam a R$ 80 mil.

“A partir de então, iniciaram-se diligências no sentido de se identificar e responsabilizar os responsáveis pelos crimes. Foram utilizadas ferramentas tecnológicas de investigação que permitiram se chegar à identificação de um grupo formado por cinco familiares residentes em São Paulo”, informou a polícia gaúcha.

A organização criminosa era capitaneada por uma mulher de 28 anos, natural de São Paulo, mas que já possui antecedentes por estelionato mediante fraude eletrônica nos Estados de Pernambuco e Amazonas. Segundo as investigações, a mulher era auxiliada por seu companheiro, de 34 anos, além de dois irmãos, de 29 e 32 anos, bem como por seu cunhado, também de 34 anos.

O operação policial desta terça contou com a participação de 30 agentes do Rio Grande do Sul e de São Paulo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Polícia

Caminhoneiro morre em acidente envolvendo seis veículos na BR-116, em Canoas
Após conflito de versões, Alexandre de Moraes autoriza acareação entre o tenente-coronel Mauro Cid e o general Braga Netto
https://www.osul.com.br/presos-criminosos-que-praticavam-estelionatos-contra-medicos-gauchos/ Presos criminosos que praticavam estelionatos contra médicos gaúchos 2025-06-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar