Quarta-feira, 08 de Julho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
14°
Light Drizzle

Agro Primeira edição do programa Jovem Aprendiz, do SENAR-RS, tem início em Jaguarão

Compartilhe esta notícia:

Gilmar Tietböhl é o superintendente do SENAR-RS.

Voltado para a formação profissional de jovens oriundos do meio rural, o curso inicia nesta sexta-feira  (25), mas as inscrições vão até 1º/3. A formação é gratuita e terá foco na agricultura, manejo do solo e nas culturas do arroz e soja.

Os alunos terão entre 14 e 24 anos e estão cursando ou ter concluído o ensino fundamental. Não é necessário residir em Jaguarão. As inscrições podem ser feitas no Sindicato Rural do município de origem. A nova turma terá ao todo 30 alunos, divididos em dois grupos de 15 – manhã e tarde, com aulas de segundas às sextas-feiras.

A carga horária do Jovem Aprendiz possui 800 horas, divididas em três etapas do curso. O chamado Núcleo Básico inclui 160 horas com conteúdos básicos a fim de preparar o jovem para formação cidadã e desenvolvimento de atividades relacionadas à gestão rural. Com 440 horas, o Núcleo Específico trabalha o conhecimento técnico-profissional de acordo com a realidade local e a necessidade mercado de trabalho da região. Já a Prática Profissional, com 200 horas, corresponde à aplicação da carga teórica em uma situação real oportunizada pelo SENAR-RS ou por empresas cotistas contratantes, focando o planejamento curricular de aprendizagem.

Entre os conteúdos previstos para nova turma de Jaguarão estão máquinas e implementos agrícolas, manejo de solo, manejo de culturas e manejo de bovinos de corte (BPA). A formatura do grupo está prevista para 16 de dezembro deste ano. Toda a programação conta com informações atualizadas, preparando o aluno conforme as recentes tendências do agronegócio. De acordo com o superintendente do SENAR-RS, Gilmar Tietböhl, a oportunidade já levou mais de mil jovens a terem a primeira experiência profissional como aprendizes.

A iniciativa conta com a parceria dos Sindicatos Rurais, Secretarias Municipais de Educação e empresas locais, estas últimas atuando como madrinhas dos alunos. Atualmente, há seis turmas em andamento nas cidades de Vacaria, Santa Vitória do Palmar, Minas do Leão, Pinhal, São Sepé e São José do Norte. Para este ano, há a previsão de abertura de novas turmas em Cambará do Sul, São Sepé e Rosário do Sul.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

Setor lácteo terá até dia 7/03 para apresentar sugestões para regulamentação da Lei do Leite
Inaugurada a Unidade de Beneficiamento de Sementes da Cotrijal
Deixe seu comentário
Pode te interessar