Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre O primeiro dia de vacinação de crianças e gestantes tem quase 6 mil imunizadas em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Meta da prefeitura é imunizar 81,3 mil crianças de seis meses a menores de seis anos.

Foto: Anselmo Cunha/PMPA
Meta da prefeitura é imunizar 81,3 mil crianças de seis meses a menores de seis anos. (Foto: Anselmo Cunha/PMPA)

A vacinação contra a gripe de crianças de seis meses a menores de seis anos e gestantes começou nesta segunda-feira (11), com movimento contínuo nos locais de atendimento disponibilizados pela Prefeitura de Porto Alegre. Com a ampliação do público-alvo, podem ser vacinadas também puérperas até 45 dias e pessoas com deficiência. Crianças devem ser vacinadas nas unidades de saúde para manter o acompanhamento do calendário vacinal. Já os outros públicos podem ir para uma unidade de saúde ou para as farmácias parceiras da prefeitura.

Conforme dados do SIPNI (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações) desta segunda-feira, foram vacinadas 4,8 mil crianças, 948 gestantes e 91 puérperas, sendo que a meta da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) é imunizar 81,3 mil crianças na faixa etária indicada na campanha, 12,5 mil gestantes e 2 mil puérperas. As metas indicadas pelo Ministério da Saúde correspondem a 90% da estimativa populacional. Para evitar aglomerações, a prefeitura conta este ano com o apoio de 45 farmácias parceiras, além de mais de 100 unidades de saúde disponíveis até 5 de junho ao público-alvo que ainda não se vacinou.

O SIPNI mostra ainda que 67,7 mil pessoas com doenças crônicas não transmissíveis foram vacinadas contra a gripe desde 16 de abril, início da segunda fase da campanha, sendo que a meta na Capital é vacinar 173 mil pessoas. Estão incluídos aí pacientes com problemas respiratórios crônicos, cardiopatias, doenças renais, hepáticas, neurológicas, diabetes, hipertensão, obesidade, imunossupressão, transplantados e trissomias.

Para evitar aglomerações em função do novo coronavírus, a realização do Dia D foi cancelada pelo Ministério da Saúde. Professores e adultos de 55 a 59 anos poderão ser vacinados de 18 de maio a 5 de junho. A vacina não protege contra o novo coronavírus, mas evita complicações causadas pelos vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B linhagem B/Victoria, que podem levar o paciente a internações hospitalares.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também pode causar pandemias. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), estima-se que a ocorrência de casos da influenza varia de leve a grave e pode levar ao óbito. A hospitalização e morte ocorrem principalmente entre os grupos de alto risco. Em todo o mundo, estima-se que estas epidemias anuais resultem em cerca de 3 a 5 milhões de casos de doença grave e de cerca de 290 mil a 650 mil mortes.

Vacinação em Porto Alegre até 11 de maio:

Idosos – 244.796
Trabalhadores de saúde – 90.191
Doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades) – 67.737
Crianças – 4.854
Gestantes – 948
Puérperas – 91
Pessoas com deficiência – 726
Forças de segurança e salvamento – 22.759
Trabalhadores do transporte coletivo – 4.112
Caminhoneiros – 971
Portuários – 257
Povos indígenas – 549
População privada de liberdade – 4.136
Funcionários do sistema prisional – 1.115

Os números são parciais e sujeitos a revisão.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Sine Municipal atende mais de 200 pessoas na retomada do atendimento presencial
Pandemia acarreta perda de receita de R$ 744,8 milhões ao Município
https://www.osul.com.br/primeiro-dia-de-vacinacao-de-criancas-e-gestantes-tem-quase-6-mil-imunizadas/ O primeiro dia de vacinação de crianças e gestantes tem quase 6 mil imunizadas em Porto Alegre 2020-05-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar