Sábado, 04 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Primeiro-ministro da Romênia renuncia após incêndio em boate

Compartilhe esta notícia:

Fogo começou após show pirotécnico. Trinta e duas pessoas morreram. (Foto: Vadim Ghirda/AP)

O primeiro-ministro da Romênia, Victor Ponta, que está sendo julgado por corrupção, anunciou nessa quarta-feira sua renúncia, depois que cerca de 20 mil pessoas exigiram, na terça-feira, a queda do Executivo. Os protestos acontecem após a morte de 32 pessoas em um incêndio ocorrido em uma boate que descumpria as normas de segurança.

“Espero que a renúncia do governo satisfaça as pessoas que estavam nas ruas. Eu tenho que reconhecer a revolta legítima da população”, afirmou, em discurso exibido pela TV, em referência à multidão que exigiu sua saída na terça-feira na capital Bucareste e em outras cidades do país, segundo a agência de notícias France Presse.

Um espetáculo pirotécnico provocou, na sexta-feira, o fogo no interior da casa noturna Colectiv, localizada no Centro de Bucareste. Além das vítimas fatais, quase 200 pessoas ficaram feridas. Os três proprietários do local, acusados de homicídio culposo, foram detidos.

“Não devemos seguir tolerando a incompetência das autoridades, a ineficácia das instituições e não podemos deixar que a corrupção continue acontecendo a ponto de matar”, disse o presidente romeno Klaus Iohannis. A afirmação foi feita domingo.

Ponta, acusado de corrupção, era pressionado há muitos meses, e tanto Iohannis como a oposição exigiam sua renúncia. O premiê demissionário comparecerá à Justiça sob a acusação, entre outras, de cumplicidade em evasão fiscal e lavagem de dinheiro na época em que trabalhava como advogado.

O episódio lembra a tragédia da boate Kiss, ocorrida na madrugada de 27 de janeiro de 2013 em Santa Maria (Centro do RS). O incêndio, que começou após a banda Gurizada Fandangueira usar pirotecnia, resultou na morte de 242 pessoas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Ministério Público e Polícia Federal abrem seis frentes de investigação contra Lula
As negociações da saída do Reino Unido da União Europeia revelam as vitórias e as derrotas do frágil governo da primeira-ministra Theresa May
https://www.osul.com.br/primeiro-ministro-da-romenia-renuncia-apos-incendio-em-boate/ Primeiro-ministro da Romênia renuncia após incêndio em boate 2015-11-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar