Domingo, 08 de novembro de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Principal via do Centro de Porto Alegre, Rua da Praia terá sinalização especial para veículos de emergência

Compartilhe esta notícia:

Iniciativa abrange desde a General Câmara até a Marechal Floriano. (Foto: Gustavo Garbino/PMPA)

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) começou a implantar sinalização para faixa exclusiva a veículos de emergência em um dos segmentos do calçadão da Rua da Praia, Centro Histórico de Porto Alegre. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), o projeto tem por objetivo garantir rapidez e segurança na circulação de ambulâncias, viaturas e similares, sem qualquer tipo de obstrução.

O foco da medida abrange desde a rua General Câmara (Ladeira) até a Marechal Floriano, passando pela Uruguai e avenida Borges de Medeiros. Nesta última, a sinalização será aplicada em ambos os lados da Esquina Democrática, ponto de maior movimento de pedestres na região e que também permite a passagem de veículos em casos específicos.

Para assegurar o cumprimento do plano, a fiscalização da prefeitura não permitirá no trecho a colocação de mercadorias ou qualquer outro material por vendedores ambulantes na área abrangida. A demarcação é realizada no piso, com pintura específica de alta resistência, e inclui:

– Linhas tracejadas de borda.
– Pintura com o aviso “Acesso exclusivo veículos de emergência”.
– Símbolos de emergência/socorro ao longo do segmento.

A iniciativa integra um conjunto de ações para qualificação do espaço público na área central da capital gaúcha, conforme ressalta o chefe do Executivo municipal, Sebastião Melo, no portal oficial prefeitura.poa.br. Ele complementa:

“O espaço público precisa ser usado com liberdade, mas também com responsabilidade. Além das obras de revitalização, estamos qualificando o Centro Histórico para que seja cada vez mais organizado, seguro e acolhedor a todos. Contamos com o apoio do cidadão para fiscalizar junto com o poder público”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Na mira dos Estados Unidos, o Pix está no centro da disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro
Há temor de que o Pix se espalhe pelo mundo e até de que sirva de base a uma moeda alternativa ao dólar
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x