Sábado, 03 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 2 de maio de 2025
O príncipe Harry disse estar “devastado” após perder um apelo judicial nessa sexta-feira (2) e que será “impossível” levar sua “família de volta ao Reino Unido com segurança”.
Ele afirmou ainda que não se encontra com o pai, o rei Charles III, por conta dessas questões de segurança. A última visita ao monarca foi realizada em fevereiro do ano passado, quando Charles recebeu diagnóstico de câncer.
“Se a Família Real não quer reconciliação, depende deles”, disse em entrevista à BBC. “Não sei mais quanto tempo meu pai tem de vida. Ele não fala comigo por conta dessa questão de segurança, mas seria bom reconciliar”, afirmou. “Alguns membros da minha família nunca vão me perdoar por ter escrito um livro.”
Harry perdeu o recurso que abriu na Justiça britânica contra a redução de sua proteção policial no Reino Unido depois que deixou os deveres reais com sua esposa Megkan Markle.
O príncipe tentou, sem sucesso, anular uma decisão do Ministério do Interior – responsável pela segurança – que decidiu em 2020 que ele não receberia automaticamente proteção policial pessoal na Grã-Bretanha.
Ele disse que vai pedir uma revisão dos procedimentos de segurança ao primeiro-ministro Keir Starmer ou à ministra do interior, Yvette Cooper.
O príncipe disse que estava “muito arrasado com a decisão”, acrescentando: “Pensamos que seria do nosso jeito”.
Harry, o filho mais novo do rei Charles III, se mudou com a família para os Estados Unidos em 2020.
Em resposta à entrevista de Harry à BBC, o Palácio de Buckingham informou que todas as questões levantadas pelo príncipe foram examinadas “repetidamente e meticulosamente” pelas cortes, com a “mesma conclusão em cada ocasião”.