Sábado, 04 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Procissão do Morro da Cruz terá temática ambiental

Compartilhe esta notícia:

Crucificação e ressurreição, no alto do morro, ocorrem às 18h (Foto: Joel Vargas/PMPA)

O costume de quebrar a tradição e inserir sempre novos personagens ao longo da Via Crucis levará ao Morro da Cruz, neste ano, uma representação especial. O espetáculo cênico-religioso, dirigido há 23 anos por Camilo de Lélis, fará uma homenagem especial aos 300 anos da Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

O espetáculo tem início às 14h30min desta sexta-feira (14), no Santuário São José do Murialdo, no bairro Partenon. A homenagem será interpretada por Ângela Aita, que vestirá roupa especialmente criada pelo figurinista Fabrizio Rodrigues, vencedor de diferentes premiações teatrais.

Na sequência de novidades e interatividades, outro santo que transitará pela procissão é São Francisco de Assis, que aparece durante a Benção da Macela, interpretado pelo ator Diego Acauan. A campanha reforça a compreensão de que somos todos responsáveis pelos destinos do Planeta Terra. O tema é mais do que atual, dado a ocorrência de grandes acidentes ambientais causados pelo homem e os riscos de extinção da flora, fauna e recursos minerais. A cerimônia promete emocionar o público: terá a participação de monges franciscanos, crianças e de um “cover” do Papa Francisco, interpretado por um morador da comunidade, Jorge Jacoby.

“Como em todos os anos, ligamos o evento ao tema da Campanha da Fraternidade, proposta pela CNBB em cada ano. Nesta edição, é Biomas brasileiros e defesa da vida. São Francisco é o principal defensor dos animais, ligado com toda a questão da natureza”, explica Camilo, que usará água, terra, fogo e ar como ferramentas cênicas nas novas cenas desse ano.

Outra inovação inserida na Paixão de Cristo do Morro da Cruz é a simbolização da ética na notícia, com o jornalista Manoel Soares, que representará Tomé, um dos 12 apóstolos. Para Camilo, Tomé foi o primeiro repórter da era cristã, por haver testemunhado a ressurreição de Jesus, e reconhecido pelo lema “ver pra crer”. Tomé, antes de divulgar que Cristo estava morto, precisou ver para confirmar a veracidade do fato. O Auto de Fé, na sua 58ª edição, terá pela primeira vez o apoio de uma empresa privada para sua realização, com patrocínio do Grupo Zaffari, e é produzido pela Cia. Face & Carretos.

A Paixão de Cristo é o grande evento cultural da Sexta-Feira Santa, com início às 15h, após missa no Santuário São José do Murialdo, realizada pelo Padre Luiz Carlos Reis.

O espetáculo é um projeto multicultural, de cunho ecumênico, que narra os últimos dias da vida de Jesus de Nazaré. É seguido de uma procissão que percorre 1,5 quilômetro até o alto do Morro da Cruz.

O elenco é composto por 40 artistas profissionais de teatro, dança, circo, cenotécnicos e mais de 100 figurantes da comunidade do Morro da Cruz.

Serviço:

A Paixão de Cristo
Sexta-feira Santa – Início, 14h30min
Local: Morro da Cruz – Bairro Partenon
Rua Vidal de Negreiros, 550, esquina rua 1º de Março – Santuário São José de Murialdo.

Programação

14h30- Mensagem da Paixão – Santuário São José de Murialdo
15h30- Bênção da Macela e início da encenação
16h30- Procissão – início da caminhada pela rua Santo Alfredo
18h- Crucificação/ressurreição – Alto do Morro

Trajeto – A procissão parte da rua Vidal de Negreiros, esquina com 1º de Março, segue pela 1º de Março até a rua Santo Alfredo, ali vira à direita seguindo pela rua Santo Alfredo até o topo do morro.

Trânsito – No dia do evento, a rua Vidal de Negreiros ficará bloqueada da rua Saldanha da Gama para cima (primeira quadra a partir da avenida Bento Gonçalves) e a linha 344 – Santa Maria – a partir das 7h circula no sentido Centro-bairro pela rua Martins de Lima e, no sentido bairro-Centro, pelas ruas Clemente Pereira e Martins de Lima. A rua Santo Alfredo fica bloqueada a partir da Rua 1º de Março para cima.

Segurança – Além da Brigada Militar, há segurança particular que vigia os equipamentos (palcos e camarins) e faz o cordão de isolamento das cenas de rua.

Transporte – Ônibus Santa Maria – Linha 344 – ponto final Centro, na avenida Salgado Filho, 122.

Outras linhas de ônibus e lotação via Bento Gonçalves – descer na Estação Cristiano Fischer. Mais opções de transporte para a região: T-9 – ponto final na rua Albion, em frente à Carris. T-2, T-4 e T-11 passam pela confluência da avenida Bento Gonçalves/Aparício Borges/Salvador França.
.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Estado projeta comercializar mais de 4,3 toneladas de peixes na Semana Santa
Especialistas da Ufrgs, do Ministério Público e da OAB do Rio Grande do Sul divergem sobre as medidas contra a criminalidade
https://www.osul.com.br/procissao-morro-da-cruz-tera-tematica-ambiental/ Procissão do Morro da Cruz terá temática ambiental 2017-04-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar