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Por Redação O Sul | 16 de dezembro de 2015
Todo final de ano ocorre um aquecimento das vendas do comércio varejista de Porto Alegre, impulsionado pelo recebimento do 13 salário. Mas como fica a garantia de funcionamento de produtos, as promoções para pagamento à vista e o uso do cartão de crédito? De acordo com o diretor executivo do Procon Porto Alegre, Cauê Vieira, todo produto durável tem obrigatoriamente garantia de 90 dias contados da entrega. Esta garantia é chamada de garantia legal, não precisa estar escrita.
Os fabricantes, na maioria das vezes, oferecem mais nove meses à garantia legal. “É bom ficar sempre atento: a garantia só vale acompanhada da nota fiscal”, diz Vieira.
Ele lembra que a entrega da nota fiscal é obrigatória. No entanto, o fornecedor não é obrigado a emitir a segunda via ou declaração de compra. O consumidor também deve estar ciente de que, na hora do pagamento, a loja não pode fazer distinção entre a liquidação à vista com cartão de débito ou de crédito em uma só parcela. Quando foi declarado o desconto à vista, o mesmo abatimento prevalecerá para pagamento com cartão de débito ou crédito, desde que a dívida seja liquidada em uma vez. Dos atendimentos presenciais realizados pelo Procon municipal em 2015 na área financeira, cerca de 40% referem-se a problemas com uso do cartão de crédito.