Sábado, 04 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Senado limita possibilidades de recursos em tribunais superiores

Compartilhe esta notícia:

O texto, que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados no mês de outubro, segue para sanção da presidenta Dilma Rousseff. (Jonne Roriz/AE)

O plenário do Senado aprovou nessa terça-feira um projeto que muda o novo Código de Processo Civil, que entrará em vigor em março de 2016, e restabeleceu uma análise prévia dos recursos antes de processos chegarem ao STF (Supremo Tribunal Federal) e ao STJ (Superior Tribunal de Justiça).
O texto, que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados no mês de outubro, segue para sanção da presidenta Dilma Rousseff.

A modificação no novo código era reivindicada por ministros do Supremo e do STJ, que alegavam que a retirada do “filtro” prévio em seus tribunais de origem, no novo Código de Processo Civil, sobrecarregaria as duas Cortes.

Atualmente, o recurso é enviado aos tribunais superiores após análise do tribunal de origem, que avalia se foram cumpridas as regras processuais na elaboração do documento.

Pelo texto do novo Código de Processo Civil, caberia aos tribunais superiores e ao Supremo decidirem se aceitam ou não recurso apresentado pela parte em um processo. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Dilma não fala sobre operação contra ministros e Eduardo Cunha
Ministro do Supremo entrega a colegas voto de cem páginas sobre rito do impeachment
https://www.osul.com.br/senado-limita-possibilidades-de-recursos-em-tribunais-superiores/ Senado limita possibilidades de recursos em tribunais superiores 2015-12-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar