Segunda-feira, 12 de outubro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Produção de petróleo e gás natural registra recorde no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Em novembro, os campos marítimos produziram 97,8% do petróleo e 85,2% do gás natural no País

Foto: André Motta de Souza/Petrobras
Em novembro, os campos marítimos produziram 97,8% do petróleo e 85,2% do gás natural no País. (Foto: André Motta de Souza/Petrobras)

A produção de petróleo e gás natural no Brasil registrou um volume de 4,698 milhões de barris de óleo equivalente por dia (MMboe/d) em novembro, superando o recorde anterior alcançado em setembro, quando foram produzidos 4,666 Mmboe/d.

Com relação ao petróleo, foram extraídos 3,678 milhões de barris por dia (MMbbl/d), aumento de 3,8% na comparação com o mês anterior e de 18,8% em relação a novembro de 2022. A produção de gás natural foi de 162,12 milhões de metros cúbicos por dia (MMm³/d), aumento de 6,3% frente a outubro e de 15,5% na comparação com novembro de 2022.

Tanto no petróleo quanto no gás natural, o volume extraído superou o recorde de setembro, quando foram produzidos 3,672 MMbbl/d e 157,99 MMm³/d, respectivamente.

Os dados foram divulgados na quinta-feira (28) pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Pré-sal

A produção total (petróleo mais gás natural) no pré-sal em novembro foi de 3,585 milhões de barris de óleo equivalente por dia e correspondeu a 76,3% da produção brasileira.

Esse número representa aumento de 4,2% em relação ao mês anterior e de 20,9% na comparação com o mesmo mês de 2022. Foram produzidos 2,825 milhões de barris diários de petróleo e 120,83 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural por meio de 150 poços.

Gás natural

Em novembro, o aproveitamento de gás natural foi de 97,8%. Foram disponibilizados ao mercado 56,58 milhões de m³/d, e a queima foi de 3,66 milhões de m³/d. Houve queda de 1,8% na queima em relação ao mês anterior e aumento de 0,3% na comparação com novembro de 2022.

Origem da produção

Em novembro, os campos marítimos produziram 97,8% do petróleo e 85,2% do gás natural. Os campos operados pela Petrobras, sozinha ou em consórcio com outras empresas, foram responsáveis por 88,77% do total produzido. A produção teve origem em 6.477 poços, sendo 537 marítimos e 5.940 terrestres.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Após ação na Justiça, prefeitura de Porto Alegre aumenta salário para médicos em concurso público
Apelidada de Pé-de-Meia, poupança de incentivo a estudantes do ensino médio terá R$ 6,1 bilhões
Pode te interessar