Quinta-feira, 20 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 6 de dezembro de 2017
A produção de veículos no Brasil subiu 15,2% em novembro na comparação com o mesmo período do ano passado, afirmou nesta quarta-feira (06) a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
Foram fabricados 249.089 carros, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus no mês passado, enquanto em novembro de 2016 a indústria alcançou 216.297 unidades. No acumulado do ano, de janeiro a novembro, o crescimento é de 27,1%, com 2,48 milhões de veículos, contra 1,95 milhão no mesmo período do ano passado. Em relação a outubro, a produção caiu 0,3%.
As exportações seguem puxando a retomada da indústria automotiva, com alta de 28,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. Em 11 meses, já foram exportados 700.893 veículos montados – um recorde histórico. Até então, o melhor ano em exportações era 2005, com 547 mil unidades no total.
As vendas no mercado interno também mostraram uma recuperação em novembro, com alta de 15,8% em média. Os veículos leves, que são responsáveis pela maioria dos emplacamentos no Brasil, avançaram 14,9%.
Com uma base relativamente baixa de comparação, o segmento de caminhões saltou 43,9% nos licenciamentos em novembro deste ano ante novembro de 2016, enquanto as vendas de ônibus subiram 78% na mesma comparação, conforme a Anfavea.
General Motors
A GM (General Motors) afirmou na terça-feira (05) que vai equipar carros mais novos com tecnologia de comércio eletrônico no painel, em uma aposta de que pode lucrar dando a oportunidade aos motoristas de pedir comida, procurar combustível ou reservar quartos de hotel tocando ícones na tela do painel, em vez de usar celulares enquanto dirigirem.
A tecnologia, desenvolvida em parceria com a International Business Machines, será baixada automaticamente para cerca de 1,9 milhão de modelos. Aproximadamente 4 milhões de veículos nos Estados Unidos das marcas Chevrolet, Buick, GMC e Cadillac estarão equipados com a ferramenta até o final de 2018, afirmou a montadora.
A GM receberá receita não divulgada de comerciantes destacados em seu marketplace no painel, segundo Santiago Chamorro, vice-presidente da montadora para a experiência global do cliente conectado. Os clientes não serão cobrados por usar o serviço ou os dados transmitidos ao fazer transações.
“Essa plataforma é financiada pelos comerciantes”, disse Chamorro a jornalistas. Segundo ele, é muito cedo para dizer quanto de receita a GM poderá receber com o sistema. A ferramenta da GM competirá por cliques e receitas de clientes com celulares, que oferecem uma gama de aplicativos. A Amazon.com está firmando parcerias com outras montadoras, incluindo a Ford, para oferecer uma ferramenta de comércio eletrônico em veículos por meio do sistema de assistente pessoal Alexa da Amazon.