Domingo, 11 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 5 de outubro de 2017
A produção de veículos no Brasil subiu 39,1% em setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, afirmou nessa quinta-feira a associação das montadoras (Anfavea). Foram produzidas 236.994 unidades de carros, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus no mês passado, enquanto em setembro de 2016 a indústria alcançou 170.304 unidades.
No acumulado do ano, de janeiro a setembro, o crescimento é de 27%, puxada pela alta nas exportações e pela recuperação das vendas domésticas, com 1.986.654 veículos, contra 1.564.485 unidades no mesmo período do ano passado.
Só nas fábricas de carros de passeio e comerciais leves, como picapes, a produção somou 227,7 mil unidades durante o mês passado, 39,4% acima de igual período de 2016. Frente a agosto, a produção nessa categoria teve queda de 9%.
Já nas linhas de montagem de caminhões, houve alta de 56,8% no comparativo ano a ano, mas recuo de 10,5% em relação ao mês anterior, num total de 7,6 mil veículos produzidos em setembro.
As exportações seguem puxando a recuperação do setor, com 60 mil unidades enviadas para fora do país em setembro – um avanço de 52% sobre o número registrado no mesmo mês de 2016.
Vendas no Brasil
A comercialização de veículos novos no país também mostrou uma retomada. Após quatro anos seguidos em baixa, as vendas voltaram a subir nos nove primeiros meses de 2017, quando os 1,62 milhão de veículos emplacados representaram um aumento de 7,4% em relação a igual período de 2016.
No entanto, o número pode não se repetir nos próximos meses, porque a base de comparação era muito baixa, segundo Rogelio Golfarb, vice-presidente da Anfavea.
No melhor ritmo diário em 21 meses, a média de veículos vendidos em setembro beirou as 10 mil unidades a cada dia que as concessionárias abriram as portas. Setembro ficou, contudo, 8% abaixo do total comercializado em agosto por ter um calendário mais curto, com três dias a menos de venda.
Empregos mantidos
O nível de emprego nas montadoras se estabilizou na comparação com agosto, somando 126.280 funcionários diretos, o que representa leve alta de 1,3% sobre os empregados em setembro do ano passado, incluindo as empresas de máquinas agrícolas.
O volume de contratos suspensos (lay-off) ou no programa que reduz a jornada e os salários (PSE) diminuiu levemente de agosto para setembro, com um total 5.831, sendo 2.964 pessoas em lay-off e 2.867 no PSE. Em julho, 12.198 trabalhadores estavam nestes programas.
Previsões para 2017
Em agosto, a Anfavea revisou para cima as projeções para o ano. De acordo com a entidade, o setor deve fechar 2017 com alta de 25,2% na produção, 7,3% nas vendas e 43% nas exportações.
As expectativas são um pouco diferentes das reveladas pela federação dos concessionários, a Fenabrave, na última terça-feira, dia 3. Os distribuidores agora esperam alta de 9,6% nas vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.