Terça-feira, 02 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 2 de dezembro de 2025
No ano, o setor acumula alta de 0,8%
Foto: José Paulo Lacerda/CNIA produção industrial brasileira aumentou 0,1% em outubro na comparação com setembro, na série com ajuste sazonal. Em relação ao mesmo mês de 2024, houve recuo de 0,5%. No ano, o setor acumula alta de 0,8% e, nos últimos 12 meses, registra variação de 0,9%.
Os dados foram divulgados nesta terça-feira (2) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Na passagem de setembro para outubro, três das quatro grandes categorias econômicas e 12 dos 25 ramos industriais pesquisados tiveram expansão na produção. Entre as atividades, a principal influência positiva foi assinalada pelas indústrias extrativas, que avançaram 3,6%, interrompendo dois meses consecutivos de resultados negativos.
Vale destacar também as contribuições positivas registradas pelos setores de produtos alimentícios (0,9%), veículos automotores, reboques e carrocerias (2,0%), produtos químicos (1,3%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (4,1%) e confecção de artigos do vestuário e acessórios (3,8%).
Por outro lado, entre as 13 atividades que mostraram recuo na produção, coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-3,9%) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-10,8%) exerceram os principais impactos na média da indústria, com a primeira intensificando a queda de 0,5% verificada no mês anterior, e a segunda acumulando perda de 19,8% em dois meses consecutivos de recuo na produção, após avançar 28,6% no período maio-agosto de 2025.