Sábado, 12 de Junho de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
15°
Fair

Rio Grande do Sul Programação especial nesta segunda-feira marca o aniversário de 100 anos do Palácio Piratini

Compartilhe esta notícia:

Colegiado prepara uma série de atividades alusivas à efeméride. (Foto: Fernando Bueno/Palácio Piratini)

Começam oficialmente às 11h desta segunda-feira (17) as atividades alusivas aos 100 anos do Palácio Piratini, a sede do governo do Rio Grande do Sul. Devido às restrições a atividades presenciais no âmbito da pandemia de coronavírus, não haverá evento com público no prédio histórico localizado no Centro de Porto Alegre, e sim uma transmissão pela internet.

Em compensação, a cerimônia – cujos links para acompanhamento são informados no site estado.rs.gov.br – já tem confirmadas as participações de personalidades políticas que viveram momentos marcantes dentro da imponente construção. Dentre elas estão o atual governador Eduardo Leite (que mora da ala residencial) e ex-chefes do Executivo gaúcho.

Durante a “live”, será lançado um site especial do Palácio Piratini, com um panorama geral da história da sede do governo e de sua atual situação. Isso inclui aspectos como linha-do-tempo, visita virtual, fotos oficiais dos ambientes e imagens do acervo artístico-cultural.

Em uma segunda etapa, estarão disponíveis sessões com conteúdos especiais voltados à compreensão do espaço e acervo presente do prédio. “O site será a matriz virtual deste patrimônio gaúcho, uma oportunidade de proporcionar acesso, mesmo que digital, a esse espaço ainda pouco conhecido pela população”, ressalta o governo do Estado.

Na sequência, será inaugurada a Galeria dos Governantes do Rio Grande do Sul, que dará a oportunidade de conhecer, por meio de fotografias emblemáticas, as figuras que comandaram o governo do Estado e que habitaram o imóvel da rua Duque de Caxias em um século de história.

Por fim, o primeiro dia de celebração do centenário contará com um almoço dos ex-governadores com o atual, homenageando os principais personagens da história do Piratini. A celebração do centenário seguirá com uma série de ações previstas ao longo do ano.

Novo Instagram

Desde a última quarta-feira (12), está no ar uma nova conta do Piratini na rede social Instagram. O perfil é @palaciopiratini.

O espaço virtual é dedicado ao centenário do prédio histórico e compartilha com o público uma série de conteúdos exclusivos “para que todo mundo se sinta próximo e parte das comemorações”, de acordo com a assessoria de comunicação do governo gaúcho.

Desde 1986 considerado Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, o Palácio também foi incluído no projeto “Monumenta” do extinto Ministério da Cultura, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em uma iniciativa voltada à revitalização de centros históricos do Brasil.

Além disso, em 2000, o Piratini foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A sua construção foi determinada pelo então governador Júlio de Castilhos, devido à necessidade de substituição do antigo “Palácio de Barro”, erguido no mesmo local em 1773.

(Marcello Campos)

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Após ataque hacker, a maioria dos sistemas do Tribunal de Justiça gaúcho já está em funcionamento
Nasce em Porto Alegre Gabriel, o segundo filho da deputada estadual Any Ortiz
Deixe seu comentário
Pode te interessar