Domingo, 03 de maio de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Projeto Bota-Fora atende 13 comunidades nesta semana em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Serviço beneficia, a cada ciclo, mais de 240 comunidades em situação de vulnerabilidade social

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Serviço beneficia, a cada ciclo, mais de 240 comunidades em situação de vulnerabilidade social

O projeto Bota-Fora, promovido pelo DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana), ocorre desta terça-feira (5), até a quinta-feira (7), em 13 comunidades de Porto Alegre. A ação é realizada a partir das 8h e tem o objetivo de colaborar com o descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares.

Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. Isso evita que material descartado irregularmente obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos. O projeto atende 241 comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Os moradores devem colocar os materiais em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-fora. A divulgação do serviço é feita por meio de cartazes colocados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairro.

De acordo com o diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker, a continuidade do projeto em 2026 reafirma o compromisso do município com práticas sustentáveis e com o bem-estar da população.

“O Bota-Fora representa uma ação fundamental para promover o descarte responsável de resíduos e fortalecer o laço ambiental nas comunidades. Ao iniciarmos o ano com essa iniciativa, buscamos não apenas reduzir impactos, mas também contribuir para uma cidade mais organizada e segura, evitando danos à infraestrutura da cidade”, destaca Hundertmarker.

Programação por comunidades:*

Terça-feira, 5: Omar Pereira (Hípica), Dormênio e Pantanal (Santa Tereza), Malvina (Santa Tereza), Jardim Europa (Teresópolis), Rio Branco (Santa Tereza) e Santa Rita (Santa Tereza).
Quarta-feira, 6: Darcy Pereira Pozzi (Aberta dos Morros), Vila Maria da Conceição (Partenon), Vila Santo André (Humaitá) e Cooperativa Santo Antônio (Humaitá).
Quinta-feira, 7: Vila Bonsucesso (Lomba do Pinheiro), Arco-íris (Humaitá) e Dona Teodora (Humaitá).

*O DMLU esclarece que o programa Bota-Fora é realizado em comunidades. Os bairros são colocados entre parênteses para facilitar a localização.

Ecopontos

Além do Bota-Fora, o descarte desses materiais pode ser feito diretamente em uma das UDC (Unidades de Destino Certo) do DMLU. As UDCs, também chamadas de Ecopontos, recebem madeira, móveis velhos e entulhos e estão estrategicamente distribuídas pela cidade.

Para quem tem dificuldade de deslocamento até uma das unidades, ainda há a opção de contratar o serviço de coleta especial, com o orçamento feito pelo sistema de atendimento da prefeitura, o 156.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
No Beira-Rio, Inter enfrenta o Fluminense pela 14ª rodada do Brasileirão
Unidades móveis de saúde de Porto Alegre levam atendimento a seis comunidades nesta semana
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x