Sábado, 04 de dezembro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
22°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Projeto Iconicidades anuncia adesão dos cinco municípios gaúchos contemplados

Compartilhe esta notícia:

"Queremos um Estado mais inovador, ligado à tecnologia", destacou o governador

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
"Queremos um Estado mais inovador, ligado à tecnologia", destacou o governador. (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

Um evento realizado no Palácio Piratini, nesta quinta-feira (28), marcou publicamente a adesão dos cinco municípios contemplados pelo projeto Iconicidades – iniciativa que tem como objetivo tornar as cidades gaúchas mais empreendedoras, inovadoras e criativas e estimular a retomada e a revitalização de espaços arquitetônicos simbólicos para estabelecimento de novos negócios.

Na ocasião, o governador Eduardo Leite e Mauricio Medeiros (prefeito em exercício de Cachoeirinha), Paula Mascarenhas (prefeita de Pelotas), Fábio Branco (prefeito de Rio Grande), Rodrigo Decimo (vice-prefeito de Santa Maria) e Ary Vanazzi (prefeito de São Leopoldo) assinaram um documento simbólico que formalizou os compromissos mútuos estabelecidos pelo projeto.

“A gente não vive de passado, a gente vive de futuro. É para lá que temos de conduzir o nosso Estado. Reconhecendo e valorizando o nosso passado, mas precisamos estar alinhados aos conceitos, ao que motiva e mobiliza a sociedade nos tempos atuais em direção ao futuro. E os espaços urbanos e a possibilidade dos encontros que as cidades proporcionam são fundamentais nessa tarefa. Queremos um Estado mais inovador, ligado à tecnologia, que retenha seus talentos e a juventude que formamos no nosso Estado. Precisamos ter espaços qualificados para isso, que sejam interessantes e façam as pessoas quererem e terem prazer de viver aqui”, afirmou o governador.

Na primeira etapa do Iconicidades, restrita aos municípios gaúchos com mais de 100 mil habitantes, 11 cidades apresentaram propostas, indicando espaços arquitetônicos simbólicos em suas regiões e potenciais usos para esses locais. As submissões tinham como eixos três valores vitais ao projeto: economia criativa, inovação e empreendedorismo.

Todas passaram por análise documental e julgamento técnico, chegando à lista de cinco propostas contempladas, além de três suplentes. Os critérios que nortearam a análise técnica foram engajamento e interesse do gestor local, existência de iniciativa prévia que se adaptasse ao projeto, sustentabilidade, desenvolvimento socioeconômico e complexidade.

Na próxima etapa, prevista para ocorrer de 15 de novembro a 31 de janeiro de 2022, as propostas dos municípios selecionados serão objeto de cinco concursos públicos de arquitetura, por meio dos quais profissionais de todo o País poderão submeter projetos arquitetônicos para cada um dos espaços indicados. Essa fase contará com consultoria técnica do Instituto de Arquitetos do Brasil.

Na terceira e última etapa, prevista para 1º de fevereiro a 15 de abril de 2022, os projetos arquitetônicos vencedores serão reconhecidos. Haverá prêmios para os três primeiros colocados em cada certame, com valores entre R$ 10 mil e R$ 20 mil, pagos pelo Estado, dentro do programa Avançar.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Tribunal Superior Eleitoral arquiva ações que pediam a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão
Maior parque de brinquedos infláveis da América Latina é aberto ao público em Porto Alegre
Deixe seu comentário
Pode te interessar