Domingo, 26 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Proliferação do mosquito da dengue também é combatida em comunidades rurais gaúchas

Compartilhe esta notícia:

Ações incluem visitas a propriedades e orientações em espaços públicos. (Foto: Ascom-Terdag)

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) tem realizado nos últimos meses uma série de ações contra a proliferação do mosquito da dengue no Interior do Rio Grande do Sul. Com foco em comunidades rurais, a iniciativa abrange inclui visitas orientações teóricas e práticas sobre cuidados preventivos.

Participam da mobilização extensionistas de 140 cidades gaúchas, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural-Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Emater-Ascar, vinculada à SDR). Eles entregam materiais informativos em abordagens nas residências e durante reuniões de grupos.

Também é articulado o repasse de informações contra o inseto junto a entidades parceiras, tais como conselhos, escolas, instituições e secretarias municipais da Saúde. Sempre que possível, as dicas são divulgadas em programas de rádio, feirase palestras.

De acordo com a extensionista do Núcleo de Desenvolvimento Social da Emater-Ascar no Rio Grande do Sul, Leila Ghizzoni, em escolas as palestras envolvem temas como saneamento básico, lixo, gestão ambiental, dentre outros. E o assunto não se resume ao Aedes aegypti, mosquito-vetor da doença.

São também abordados aspectos relacionados, por exemplo, à limpeza da cidade, desde as propriedades rurais até os cemitérios. Nos protocolos constam recolhimento de entulhos, pneus, caixas d’água e outros itens capazes de reter água parada, bem como preconizada a limpeza de caixas d’água.

A lista prossegue com a entrega de materiais informativos sobre identificação de sintomas da dengue e prevenção. Para isso, são fixados cartazes em murais e distribuídos panfletos em eventos, além do compartilhamento de mensagens por meio do aplicativo whatsapp.

Em Turuçu, por exemplo, a Feira da Agricultura Familiar também foi um dos locais escolhidos para a ofensiva. Na cidade de Carazinho uma equipe precorreu praças, ao passo que em Cerro Largo a estratégia é focada em palestras e visitas. Já em Bom Princípio, uma equipe estará presente na Feira de Troca-Troca de Sementes e Mudas no dia 15 de maio.

Situação

A mobilização é mais do que necessária, em um cenário de avanço da dengue. Estatística atualizada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) contabiliza 73 mortes pela doença no Rio Grande do Sul desde janeiro. A maioria das vítimas é composta de pacientes idosos e com doenças pré-existentes.

São quase 60 mil casos confirmados e outros 26,5 mil suspeitas sob investigação. Os índices de infestação pelo mosquito são altos em centenas de cidades, exigindo a tomada de providências pelas autoridades para conter a epidemia.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Dialetos introduzidos há 200 anos por imigrantes germânicos ajudam a preservar a cultura alemã dentro e fora do Rio Grande do Sul
Em Viamão, casal acusado pelas mortes de mãe e filho é condenado à prisão
https://www.osul.com.br/proliferacao-do-mosquito-da-dengue-tambem-e-combatida-em-comunidades-rurais-gauchas/ Proliferação do mosquito da dengue também é combatida em comunidades rurais gaúchas 2024-04-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar