Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas PSL entra no páreo dos cargos federais no RS

Compartilhe esta notícia:

Deputado tenente-coronel Zucco preside o PSL no Rio Grande do Sul. (Foto: Reprodução)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Em silêncio desde o início do governo, apenas assistindo muitos cargos federais no Rio Grande do Sul sendo preenchidos por indicações partidárias, o PSL decidiu ir a campo. O presidente estadual do partido, deputado tenente-coronel Zucco já agendou uma viagem a Brasília na próxima semana. Fará contatos em diversos órgãos para conferir o organograma dos cargos existentes no Estado. E vai preparar uma lista com nomes, preferencialmente com perfil técnico, para preencher estas vagas.

Folha replica caso do “amigo do amigo do meu pai”

Após a censura decretada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes à notícia do dialogo travado por Marcelo Odebrecht, no qual ele chama o ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo, de “amigo do amigo de meu pai”, a Folha de S.Paulo replica a matéria, escrita em julho de 2007 e faz referência a uma das obras campeãs em propina na Operação Lava Jato: a usina de Santo Antônio, com mais de R$ 100 milhões em suborno, segundo delatores da Odebrecht e Andrade Gutierrez.

O e-mail da discórdia

No e-mail, Marcelo faz a seguinte pergunta a dois executivos da Odebrecht: “Afinal vocês fecharam com o amigo do amigo do meu pai?”. O amigo do pai de Marcelo, Emilio Odebrecht, era Lula, segundo a delação da companhia. Toffoli, diz Marcelo, então chefe da AGU (Advocacia-Geral da União) do governo Lula e ex-assessor petista, era o amigo de Lula nesse jogo de apelidos cifrados.

Toffoli era chefe da AGU

Na época em que ocorreu esta mensagem, Dias Toffoli ainda não havia chegado ao STF: ele era o titular da Advocacia-Geral da União e comandava uma força-tarefa para contestar ações judiciais que tentavam barrar a construção da hidrelétrica do rio Madeira. Ambientalistas e defensores das populações indígenas eram contra a obra porque ela traria danos ao meio ambiente e às etnias de Rondônia que dependiam do rio.

Contagem regressiva das privatizações

Começa a contagem regressiva para os gaúchos se verem livres de estatais, verdadeiros elefantes brancos, que sustentam apadrinhados políticos, e geram rombos que precisam ser cobertos com dinheiro da saúde, da segurança e educação. Será terça-feira a votação pela Assembleia, da PEC (Proposta de emenda Constitucional) que dispensa de plebiscito a privatização da CEEE, CRM e Sulgás.

O suicídio de Alan Garcia e o PT

O suicídio do ex-presidente do Peru Alan Garcia traz à tona dados de suas agendas onde aparece de forma constante, a figura de José Dirceu, condenado a mais de 30 anos, mas em liberdade, graças a uma decisão provisória do STF. Dirceu atuava como lobista de empreiteiras como Engevix e OAS no governo de Alan Garcia.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Trilha vergonhosa
O cliente. A concorrência
https://www.osul.com.br/psl-entra-no-pareo-dos-cargos-federais-no-rs/ PSL entra no páreo dos cargos federais no RS 2019-04-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar