Terça-feira, 30 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de março de 2016
Representantes do Psol protocolaram nesta terça-feira (22) a ação principal para pedir a manutenção das tarifas de ônibus a 3,25 reais e de lotações a 4,85 reais em Porto Alegre. O prazo da medida cautelar apresentada pelo partido, que resultou no impedimento do reajuste dos valores anunciado em fevereiro pela prefeitura, terminaria amanhã (23).
Nesse meio tempo, três dos quatro consórcios de coletivos da capital gaúcha conseguiram, por meio judicial, que o município subsidie R$ 0,50 de diferença pelas viagens.
A prefeitura recorre em primeira instância e encaminha contestação ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) para tentar retomar o aumento de 15,38% nas passagens (ônibus 3,75 reais e lotações 5,60 reais, que chegou a vigorar por dois dias em fevereiro).
Audiência
A juíza Cristina Luisa Marquesan da Silva, da 1ª Vara da Fazenda Pública da capital gaúcha, marcou uma audiência entre representantes do município e das empresas responsáveis pelo transporte público para o dia 31 deste mês para discutir o impasse sobre o valor das tarifas. Os empresários alegam prejuízo diário de 350 mil reais.