Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política PT defende reeleição de Lula e manda recados aos ministros Zanin e Rui Costa

Compartilhe esta notícia:

A resolução tem 37 pontos. A reeleição de Lula é mencionada, de forma explícita, em três itens.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Fala sobre voto secreto demonstra incômodo de Lula com exposição de ministros. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A resolução do Partido dos Trabalhadores (PT) relativa à última reunião do Diretório Nacional do partido, realizada segunda-feira (28), defende explicitamente que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concorra à reeleição. Além disso, manda recados ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, ao presidente da Câmara, Arthur Lira, e também aos militares.

O tema central do encontro do diretório foram as eleições municipais do ano que vem. Todavia, temas nacionais acabaram dominando o debate. O diretório é composto por cerca de 100 integrantes. A maioria participou.

A resolução tem 37 pontos. A reeleição de Lula é mencionada, de forma explícita, em três itens. Logo no primeiro tópico, o PT sustenta que “as eleições municipais de 2024 demarcam um momento estratégico para a construção de uma sólida aliança popular e democrática que promova a recondução do Governo Lula em 2026.”

No ponto 29, o partido afirma que “nesse terceiro governo Lula, prepara as bases não apenas para um quarto governo Lula, cuja eleição de 2024 é um momento essencial, mas deve buscar consolidar um amplo bloco de alianças na sociedade”.

Enquanto no item 37, o partido fala em “promover a mobilização social no maior número possível de municípios para a construção política de muitas vitórias eleitorais para mudar a realidade das cidades e localidades, contribuir com as transformações necessárias no país, para reeleger Lula em 2026 e fortalecer nosso projeto democrático e popular de país.”

É a primeira vez que o PT se manifesta oficialmente, de forma explícita, em defesa da reeleição de Lula, algo que o próprio presidente trabalha no campo das hipóteses. Nas eleições do ano passado, Lula chegou a refutar a reeleição, mas progressivamente vem moderando o discurso, de modo a deixar essa possibilidade em aberto.

Zanin
Coincidência ou não, o item 13, o número do partido, tem um recado a Zanin, muito criticado dentro do PT em função da postura conservadora nos últimos julgamentos no Supremo Tribunal Federal. O texto celebra as decisões recentes da Corte, as quais Zanin se manifestou de forma contrária, e cita o julgamento do marco temporal.

“No momento em que o Supremo Tribunal Federal deve retomar o julgamento do ‘marco temporal’, manifestamos a expectativa de que a Suprema Corte reafirme os direitos dos povos indígenas, como ocorreu em decisões anteriores. Esta expectativa de uma atuação em defesa da civilização é reforçada por recentes decisões e avanços do STF neste sentido. São eles: a equiparação da ofensa contra pessoas LGBTQIA+ ao crime de injúria racial; a abertura de ação sobre a violência contra povos indígenas Guarani-Kaiowa pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul; a manutenção, ainda que parcialmente, do princípio da insignificância e o avanço na descriminalização do porte de cannabis para uso pessoal, passo importante para a mudança na equivocada e letal política de guerra às drogas.”

Ainda que Zanin não seja mencionado nominalmente, fontes do PT afirmam que o tópico é uma mensagem clara ao magistrado.

Rui Costa
No item 12, o recado é para o ministro da Casa Civil Rui Costa e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. Dentro do PT e dos movimentos sociais, há um mal-estar generalizado com o fato de o estado, governada pelo partido desde 2007, estar entre os em que a Polícia Militar detém os maiores índices de letalidade do Brasil. Internamente, critica-se uma postura considerada omissa ou conivente de Rui Costa e Jerônimo Rodrigues.

“A violência é um método inaceitável de ação por parte das polícias estaduais, que atinge a população mais jovem, pobre e preta do nosso país, assim como tem incidência nos próprios policiais. Os governadores têm a oportunidade e o desafio, junto com o governo federal, de mudar situações como essas, buscando enfrentar as organizações criminosas com base numa política maior de inteligência e investigação.”

Militares e Lira
Os militares são citados no item 11. O partido cobra a abertura de processos dentro das Forças Armadas para punir os militares que participaram dos atos de 8 de janeiro. “A punição exemplar dos golpistas, inclusive no âmbito militar e, quando comprovado, de oficiais de alta patente, é essencial para impedir que se volte a articular contra a democracia.”

Por fim, o recado a Arthur Lira aparece numa crítica à proposta de reforma administrativa, tratada, como pauta prioritária do presidente da Câmara para reduzir gastos públicos.

“Na presente conjuntura, não faz sentido a tramitação no Congresso de uma proposta de reforma administrativa que é essencialmente contrária à promoção de políticas públicas de interesse da maioria do povo, além de precarizar o serviço público, servindo a um projeto neoliberal que foi derrotado nas urnas em 2022.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Pedro Brair, proprietário da Farmácias São João, é um dos palestrantes da Expo Favela Rio Grande do Sul 2023
Levantamento revela que 31% dos brasileiros precisam complementar renda
https://www.osul.com.br/pt-defende-reeleicao-de-lula-e-manda-recados-aos-ministros-zanin-e-rui-costa/ PT defende reeleição de Lula e manda recados aos ministros Zanin e Rui Costa 2023-08-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar