Domingo, 23 de Fevereiro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
16°
Partly Cloudy

Capa – Magazine Público lota espaços culturais na 2ª edição da Noite dos Museus

Linha Turismo circulou entre dez museus e ofereceu wi-fi livre. (Foto: Luciano Lanes / PMPA)

A segunda edição da Noite dos Museus aconteceu neste sábado,  20, envolvendo dez endereços para visitação gratuita com horário inusitado, das 19h à meia-noite, e com apresentações de importantes nomes da música local. O público lotou os espaços no circuito de visitação. Na Praça da Âlfandega, longas filas se formaram para assistir às atrações no Margs (Museu de Arte do Rio Grande do Sul) e no Memorial do Rio Grande do Sul, que apresentaram shows de Renato Borghetti e Bebeto Alves, entre outros.

Também participaram da Noite dos Museus o Macrs (Museu de Arte Contemporânea), Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Museu da UFRGS, Planetário, Pinacoteca Ruben Berta, Fundação Iberê Camargo, Instituto Goethe e o Museu Júlio de Castilhos. A Prefeitura de Porto Alegre também foi parceira no transporte entre os principais centros culturais. O Linha Turismo circulou entre os dez endereços com valor especial de R$ 20 e opção de meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência, servidores públicos de Porto Alegre, professores e crianças de 2 a 12 anos. Foi possível embarcar e desembarcar em qualquer um dos museus e fazer o pagamento dentro do próprio ônibus em dinheiro ou com cartões de crédito e débito. Outra novidade foi o wi-fi livre. O acesso à internet foi liberado para a 2ª edição do Noite dos Museus e permanecerá disponível na linha por um período de 60 dias.

O projeto contou com mais de 40 apresentações musicais. Músicos como Bebeto Alves, Renato Borghetti, Ernesto Fagundes, Thiago Ramil, Antonio Villeroy e Nani Medeiros deram o ritmo aos centros culturais. A programação ainda teve jam sessions entre os artistas e performances da Orquestra de Flautas Transversas do Instituto Popular de Arte-Educação e do Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense.

Museu Joaquim Felizardo

Um dos espaços da Secretaria Municipal da Cultura, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo recebeu uma das novidades desta edição, um pequeno festival para resgatar a memória musical afro-brasileira com apresentações de Negra Jaque, Alabê Ôni, Floresta Aurora, Afro-Sul Odomode e a formação de uma roda de capoeira e de uma roda de samba.

Inspiração

Inédito no Brasil até o ano passado, quando Porto Alegre sediou a primeira edição do evento, o Noite dos Museus é inspirado no já tradicional projeto europeu Lange Nacht Der Museen (A Longa Noite dos Museus), que existe há 20 anos em Berlim, na Alemanha. A iniciativa tem como objetivo incentivar a visitação de museus da Capital, atraindo novos públicos e mostrando à população que conhecer um espaço de memória está longe de representar uma visita a um local estático, responsável apenas por conservar relíquias. Com esta proposta, crianças, jovens e adultos podem percorrer as diferentes salas de exposições, apreciar os acervos, além de desfrutar gratuitamente de diferentes apresentações musicais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Capa – Magazine

Temer faz jantar com aliados e PSDB e DEM cancelam reunião que discutiria apoio ao governo
Campanha do Agasalho será lançada nesta terça-feira em Porto Alegre
Deixe seu comentário
Pode te interessar