Sábado, 07 de novembro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Puxada pela queda no preço dos alimentos, inflação para o consumidor desacelera na segunda semana de outubro

Compartilhe esta notícia:

Dados foram divulgados pela FGV (Foto: Felipe Oneill/AJB)

A inflação medida pelo IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) apresentou variação de 0,14% na segunda semana de outubro, 0,05 ponto percentual abaixo da taxa registrada na semana anterior, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (17) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Nesta apuração, cinco das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram decréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição partiu do grupo alimentação (-0,01% para -0,15%). Nessa classe de despesa, cabe mencionar o comportamento do item laticínios, cuja taxa passou de -3,45% para -4,64%.

Também registraram decréscimo em suas taxas de variação os grupos vestuário (0,62% para 0,08%), habitação (0,39% para 0,34%), saúde e cuidados pessoais (0,44% para 0,37%) e educação, leitura e recreação (-0,07% para  -0,26%).

Em contrapartida, os grupos transportes (0,10% para 0,31%), comunicação (0,16% para 0,51%) e despesas diversas (-0,33% para -0,21%) apresentaram acréscimo em suas taxas de variação. Nessas classes de despesa, as maiores contribuições partiram dos itens gasolina (-0,64% para 0,04%), tarifa de telefone móvel (0,14% para 0,40%) e alimentos para animais domésticos (0,82% para 1,70%).

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

“Arte e Turismo” no Margs
Funerária Krause lança campanha para honrar histórias de vida
Pode te interessar