Sexta-feira, 09 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Quase 10% dos brasileiros têm transtorno bipolar

Compartilhe esta notícia:

Especialistas afirmam que a personagem de Bárbara Paz em “A Regra do Jogo”, que sofre com a doença, não condiz com a realidade. (Crédito: Reprodução)

De um extremo a outro, Nelita (Bárbara Paz), da novela “A Regra do Jogo”, da TV Globo, transita entre períodos de euforia e outros de depressão. Assim como a personagem, cerca de 1,8 a 15 milhões de brasileiros sofrem de algum grau de transtorno bipolar, segundo estimativas da ABTB (Associação Brasileira de Transtorno Bipolar). Quando mais cedo a doença for diagnosticada, melhor é a evolução do tratamento, que permite à pessoa levar a vida sem comprometimento dos relacionamentos pessoais e da profissão.

De acordo com o psiquiatra Rodrigo Pessanha de Castro, o transtorno bipolar se caracteriza pela alternância de fases de exaltação (conhecidas como mania) e de depressão, que podem ser intercaladas por períodos de normalidade. Aceleração do curso do pensamento e da linguagem, agitação psicomotora, desinibição e comportamentos socialmente inapropriados são sintomas da mania. Na depressão, há predominância de rebaixamento do humor, redução do ânimo e iniciativa e ideias recorrentes de autodesvalorização e ruína pessoal.

“São fases que duram bastante. O paciente não experimenta as duas sensações no mesmo dia, como se pensa popularmente”, explica o médico.
De acordo com a psiquiatra Alexandrina Meleiro, da Associação Brasileira de Psiquiatria, pessoas com transtorno bipolar ficam em estado de depressão em 60% a 70% da vida. Se não tratadas, as fases podem durar de dois a seis meses.

Causas e sintomas.

A origem do transtorno bipolar está ligada a fatores genéticos, traços da personalidade e fatores ambientais. Pessoas com personalidade borderline (que não toleram muito bem a frustração) têm mais risco. A fase de depressão costuma se instalar gradualmente. A pessoa vai sentindo uma tristeza e um mal-estar que se ampliam devagar. Alguns pacientes apresentam a mania e a depressão no mesmo grau de intensidade (bipolar tipo 1). Outros podem ter quadros de euforia mais leves (bipolar tipo 2). O paciente é submetido à psicoterapia e remédios.

Crítica à novela.
Apesar de ter trazido o tema à discussão, especialistas garantem que as cenas de Bárbara Paz na novela não são fiéis àquelas que acontecem na vida real de um bipolar.

A ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) se posicionou sobre o folhetim e diz: “É importante salientar que a personagem da novela não tem nenhuma relação com a realidade de nenhuma patologia psiquiátrica. O quadro apresentado não tem nenhuma relação com o Transtorno de Humor Bipolar”.

“[A novela] Passa uma ideia de que o bipolar não tem limites hora alguma, que nunca sabe o que quer, que é louco e que tem mais de uma personalidade, como se tudo fosse ou oito ou oitenta, sempre com drogas, dívidas e violência. Isso está fora da realidade.”

A Abrata (Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos) se manifestou contra os estereótipos da novela. “A novela veicula uma informação incorreta sobre o que é transtorno bipolar e, como foi ressaltado nos capítulos iniciais, confunde transtorno de múltiplas personalidades [ou transtorno dissociativo de identidade] com transtorno bipolar com sintomas psicóticos e mostra o personagem em questão com comportamentos que não se identificam com os sintomas dos Transtornos de Humor”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Conheça o segredo para pôr fim à noite mal dormida
Surge nova tecnologia em implantes de silicone
https://www.osul.com.br/quase-10-dos-brasileiros-tem-transtorno-bipolar/ Quase 10% dos brasileiros têm transtorno bipolar 2015-10-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar