Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Chegou a vez dos idosos de 65 anos e dos servidores da segurança pública serem vacinados contra o coronavírus no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Imunização dos brigadianos já começou nesta sexta-feira. (Foto: Divulgação/BM)

A chegada de mais de 645 mil doses de vacinas ao Rio Grande do Sul (maior remessa do Ministério da Saúde ao Estado até agora), nesta sexta-feira (2), permitirá que a campanha de imunização contra o coronavírus contemple nos próximos dias quase 30 mil servidores gaúchos das forças de segurança pública e salvamento. Também possibilitará a aplicação da primeira dose aos idosos de 65 anos.

Poderá receber a primeira aplicação quem atua de forma direta em ações específicas de enfrentamento à covid e apoio a ações de combate à pandemia. Esse grupo abrange trabalhadores de atendimento ou transporte de pacientes, resgate e atendimento pré-hospitalar, ações de vacinação e vigilância das medidas de distanciamento social.

“Iniciaremos a priorização da seguinte forma: servidores ativos, que se enquadrem na nota técnica 297/2021 do Ministério da Saúde, 100% dos servidores Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Susepe [Superintendência dos Serviços Penitenciários], Polícia Rodoviária Federal e Guardas Municipais”, detalhou em vídeo no Twitter o vice-governador e titular da Secretaria da Segurança Pública (SSP), Ranolfo Vieira Júnior.

Os demais servidores da área serão vacinados assim que houver sinalização nesse sentido por parte do Plano Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Já está definido, porém, que na próxima etapa serão vacinados funcionários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Instituto-Geral de Perícias (IGP).

A definição dos grupos-alvo da maior remessa já recebida em pouco mais de dois meses de vacinação no Rio Grande do Sul foi tomada nesta quinta-feira (1º) por gestores estaduais e municipais de saúde, com participação do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), equipe diretiva da Secretaria da Saúde (SES). Ranolfo também se envolveu nas tratativas.

Brigada Militar

Já pela manhã desta sexta-feira, os brigadianos começaram a ser imunizados. As primeiras doses foram distribuídas ao efetivo que atua em Tramandaí e em Imbé (Litoral Norte) e em Sapucaia do Sul (Região Metropolitana). “Já está organizado um esquema de vacinação para todo o efetivo, obedecendo as possibilidades e disponibilidades de doses em cada município, conforme ajustes entre comandos locais e prefeituras”, frisou a corporação.

“A Brigada Militar celebra esta conquista, que permitirá a continuidade das atuações dos policiais, com menor risco e maior tranquilidade, os quais estão lutando para garantir a segurança de todos dentro deste contexto de pandemia”, acrescentou.

Os policiais da BM devem portar, além de sua identidade funcional, o documento específico definido para identificação do policial a ser vacinado. Este documento é assinado pelo comandante do PM ou responsável designado, em duas vias.

Porto Alegre

Em Porto Alegre, foram 102.585 doses de Coronavac-Butantan e Oxford-Fiocruz recebidas nesta sexta-feira (2) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com cotas de 95.150 e 7.435 doses, respectivamente. No caso do imunizante de Oxford, a destinação será exclusiva para servidores da segurança pública, a partir de segunda-feira (5) – somente nos drive-thrus.

Já o lote de Coronavac será dividido para segunda aplicação em idosos e profissionais de saúde (66.390 doses) e 28.760 para ampliação da faixa etária aos idosos com 65 anos (12 mil), além da continuidade da imunização de profissionais de saúde liberais e início da imunização de profissionais de apoio de serviços de saúde (16.760 doses).

No que se refere aos idosos de 65 anos, o serviço será realizado a partir de quinta-feira (8). Antes, na quarta (7), continuarão a aplicações para profissionais de saúde (iniciadam em 23 de março). Os requisitos, categorias contempladas e esquema de faixa etária serão divulgados na segunda-feira (5). Confira os próximos passos:

– Na segunda (5), terça e quarta-feira, os drive-thrus dos hipermercados Big Sertório e Big Barrashopping Sul oferecerão a vacina exclusivamente aos profissionais de segurança, das 9h às 17h;

– De quinta-feira (8) a sábado, será aplicada a primeira dose para os porto-alegrenses de 65 anos ou mais, em 38 postos de saúde, além dos drives-thrus do Big (Sertório e Barra Shopping) – outros endereços poderão ser anunciados;

Para vacinação dos agentes funerários que trabalham com a manipulação de corpos potencialmente contaminados, conforme definição do Plano Nacional de Vacinação, as entidades setoriais deverão encaminhar à Secretaria Municipal da Saúde a lista dos funcionários, para fins de agendamento do serviço. Deve constar nome do profissional, CPF, data de nascimento e cargo/atividade.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Mais de 70 mil vacinados da Paraíba não retornaram para a segunda dose
O coronavírus já custou as vidas de 20.234 gaúchos. Testes positivos chegam a 858 mil
https://www.osul.com.br/quase-30-mil-servidores-da-seguranca-publica-serao-vacinados-contra-o-coronavirus-no-rio-grande-do-sul/ Chegou a vez dos idosos de 65 anos e dos servidores da segurança pública serem vacinados contra o coronavírus no Rio Grande do Sul 2021-04-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar