Quarta-feira, 27 de maio de 2026
Por Redação O Sul | 21 de julho de 2015
As chuvas que atingem municípios gaúchos desde a semana passada já deixam 47.271 pessoas fora de casa devido a inundações, conforme informações divulgadas pela Defesa Civil. São 63 cidades afetadas, com 2.713 desabrigados. As regiões mais atingidas são a Metropolitana e a Fronteira Oeste, a última com pelo menos 50 famílias fora de casa.
Em Alvorada (Região Metropolitana), cerca de seis mil pessoas estão desabrigadas. Gravataí, na mesma região, registra pelo menos 9,5 mil pessoas atingidas.
Porto Alegre
Na capital gaúcha, às 17h30min, foram contabilizados 17 pontos de alagamento em Porto Alegre. A precipitação também causou transtornos no trânsito da cidade. A avenida Protásio Alves, na altura do número 10.200, local de um deslizamento de terra, e o arroio Cavalhada, que chegou a transbordar, só foram liberados no final do dia.
Ao longo da segunda-feira, houve registro de 24 ocorrências de quedas de vegetais. Foram, ao todo, 19 árvores e cinco galhos.
Outro ponto sendo monitorado pelo Centro Integrado de Comando é a região das Ilhas. A cheia, que foi registrada no final de semana, cedeu e o nível do Guaíba chegou a baixar de Alerta para Atenção, oscilando entre 2,01 a 2,08 metros no Cais do Porto durante o dia. Ao final da tarde, com vento Sul, o lago ficou represado, elevando o nível para 2,12 metros voltando a Alerta.
A Defesa Civil estadual está recolhendo donativos para as famílias atingidas pelas chuva na Central de Doações (avenida Borges de Medeiros, n 1.501, térreo). As principais necessidades são alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal.
Os comentários estão desativados.