Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Quase 50 mil gaúchos já utilizam o documento de registro de seu carro no telefone celular

Compartilhe esta notícia:

Versão eletrônica tem o mesmo valor jurídico do documento impresso. (Foto: Fernanda Alves/Detran-RS)

Quase 50 mil gaúchos já utilizam no telefone celular o CRLV-e (documento veicular recebido anualmente após o pagamento do IPVA e seguro obrigatório). A ferramenta foi lançada no Rio Grande do Sul no dia 6 de novembro, juntamente com o portal www.rs.gov.br, que concentra os serviços digitais oferecidos aos cidadãos pelo governo do Estado. No Brasil, esse contingente é de cerca de 1 milhão.

Somente o CRLV pode ser baixado no celular. O CRV, documento de propriedade, continua sendo disponibilizado em papel. O documento virtual pode ser gerado em um smartphone ou outro dispositivo móvel pelo aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito, desenvolvido pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e disponibilizado pelo Detran-RS.

Assim como a CNH Digital, a versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do CRLV físico. Para ter o documento digital, o proprietário do veículo licenciado no RS deverá baixar o app na plataforma Google Play e App Store e fazer o cadastramento.

Tanto a CNH quanto o CRLV digital poderão ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet. Lançada em dezembro de 2017, a CNH digital já é utilizada por 365 mil pessoas no RS.

O CRLV-e pode ser compartilhado com até cinco pessoas que utilizam o mesmo veículo, desde que ela já tenha instalado, em seu dispositivo móvel, o aplicativo CDT. Quando o proprietário do veículo não quiser mais compartilhar o documento, basta cancelar a opção no app.

Como funciona

A Carteira Digital de Trânsito é a versão digital do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Além de gratuita, a adesão é opcional. Assim como a CNH Digital, a versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica.

O CRLV digital pode ser compartilhado com outras pessoas que utilizam o mesmo veículo, desde que todos tenham instalado, em seus dispositivos móveis, o aplicativo CDT.

Pré-Requisitos

– Licenciar o veículo para o ano em exercício;

– Baixar o aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito, oferecido pelo Serpro, pela Google Play Store e pela App Store;

– Fazer o cadastramento no aplicativo e informar e-mail e número do celular para confirmar a ativação do cadastro.

Etapas

Quem já possui a CNH digital poderá adicionar os documentos de licenciamento dos veículos de sua propriedade, que estarão listados no aplicativo. Basta clicar no símbolo + e gerar o CRLV digital.

Para os que ainda não possuem a CNH digital, é preciso abrir o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e fazer o login com os dados do cadastro no portal gov.br, informando o CPF e a senha. Usuários novos, precisarão realizar o cadastro seguindo o passo a passo informado.

Vencida essa etapa, clique no símbolo + para adicionar o CRLV digital. Para validar o documento eletrônico, basta informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

No próximo passo, o aplicativo vai pedir para o usuário criar uma chave de acesso de quatro dígitos, que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado. O CRLV digital ficará disponível para visualização/consulta toda a vez que o aplicativo for aberto e for informada a senha de quatro dígitos, mesmo off-line.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul receberá mais de 200 milhões de reais para ampliar a oferta de consultas, exames, cirurgias e equipamentos na área da saúde
Governador sanciona lei que trata da indenização pelo atraso do 13º
https://www.osul.com.br/quase-50-mil-gauchos-ja-utilizam-o-documento-de-registro-do-veiculo-em-seus-telefones-celulares/ Quase 50 mil gaúchos já utilizam o documento de registro de seu carro no telefone celular 2019-12-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar