Sexta-feira, 07 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de agosto de 2019
A prefeitura de Porto Alegre programou para as 9h desta sexta-feira, no Largo Zumbi dos Palmares (bairro Cidade Baixa), um ato simbólico de destruição de quase 55 mil produtos irregulares apreendidos na cidade. O recolhimento foi feito pelas equipes de fiscalização da SMDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) e incluem milhares de óculos e relógios piratas, CDs e DVDs falsificados e até réplicas de armas.
O material será triturado por um rolo compressor e depois encaminhado pela equipe do DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) a unidades de reciclagem. “A intenção é conscientizar a população para que evite o consumo de produtos irregulares ou falsificados. Além de prejudicar o comércio formal, esse tipo de mercadoria muitas vezes beneficia outros ramos do crime organizado, como o tráfico de drogas”, diz o titular da SMDE, Eduardo Cidade.
Responsável pelas operações de apreensão, o diretor de Fiscalização da Secretarua, Luis Antonio Steglich, explica que os produtos foram apanhados nos últimos 12 meses. A maior parte estava em depósitos de comerciantes que atuavam de forma irregular. “Coibir esse tipo de atividade é também uma forma de proteger a saúde e a integridade do consumidor, já que muitas vezes o produto sequer atende aos padrões mínimos de qualidade e segurança”, afirma Steglich.
Secretaria
E já que o assunto é a SMDE, o Escritório de Licenciamento da pasta passou a oferecer um novo sistema de agendamento para atendimento presencial, por meio do link agendamento.procempa.com.br.
Os interessados em receber atendimento sobre os serviços prestados pelo setor, como protocolos de projetos, vistas e cópias de Expedientes Únicos, licenciamento expresso e plantões técnicos, por exemplo, poderão fazer a reserva de horário pelo sistema on-line. Mais informações estão disponíveis no site oficial da prefeitura ou pelo telefone (51) 3289-7400.
(Marcello Campos)