Segunda-feira, 05 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 3 de fevereiro de 2022
O estudo destaca ainda que seis em cada dez médicos estão sobrecarregados, e com exaustão emocional.
Foto: Robson Da Silveira / PMPAUm estudo da AMB (Associação Médica Brasileira) revela que 87,3% dos médicos brasileiros contraíram Covid-19 nos últimos dois meses, durante o avanço da variante Ômicron. Os dados foram divulgados, nesta quinta-feira (3). Mais de 3,5 mil profissionais foram ouvidos entre 21 e 31 de janeiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
E a explosão de casos pela Ômicron não afetou apenas a saúde física dos médicos, e sim a mental. A pesquisa mostra que mais da metade (51,6%) dos profissionais estão apreensivos e esgotados com o cenário atual da pandemia. O estudo destaca ainda que seis em cada dez médicos estão sobrecarregados, e com exaustão emocional.
“Esses dados mostram o que já é fácil de se intuir. Depois de tanto tempo de pandemia, existe um esgotamento e uma sobrecarga dos colegas na linha de frente contra a doença. A sociedade em geral está exausta com a pandemia e isso não é diferente entre os médicos”, destacou César Eduardo Fernandes, presidente da AMB.
Segundo o estudo da AMB, na percepção dos médios, 70% dos brasileiros não estão usando máscaras corretamente. No entanto, 74% dos profissionais consideram que a vacinação está sendo aderira pela população.