Quinta-feira, 08 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 8 de maio de 2025
Em publicação nas redes sociais, o governo de Lula (foto) desejou que o pontífice seja um guia de justiça social e promotor da paz e da redução da pobreza
Foto: ReproduçãoO presidente Lula saudou a escolha do novo papa da Igreja Católica, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, nesta quinta-feira (8). Em publicação nas redes sociais, o governo federal desejou que o pontífice seja um guia de justiça social e promotor da paz e da redução da pobreza.
“Habemus um novo Papa! Que ele seja guia de justiça social e promotor da paz, da redução da pobreza, do combate à fome e de um mundo mais humano. Por aqui seguimos trabalhando todos os dias para que esses objetivos também se realizem no Brasil. Habemus esperança, Habemus compromisso!”.
O cardeal Robert Francis Prevost será o 267º pontífice. Ele é o primeiro norte-americano a ser escolhido pela Igreja Católica e era muito próximo de Francisco. O nome escolhido por ele é Leão XIV.
A apresentação do Sumo Pontífice foi feita ao mundo, por volta das 14h10, direto da Sacada da Sala da Bênção da Basílica de São Pedro, no Vaticano, pelo primeiro dos cardeais diáconos, o cardeal Dominique Mamberti.
Antes do anúncio, ocorrido uma hora após a fumaça ser expelida, o cardeal caminhou até a beira da saca, fez uma pausa e logo pronunciou o famoso ‘Habemus Papam’.