Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Queda do Muro de Berlim faz 30 anos

Compartilhe esta notícia:

A queda do muro representou o colapso do socialismo real sob a liderança da extinta União Soviética. (Foto: Jim Garamone/Fotos Públicas)

Neste sábado (9) completam-se 30 anos da queda do Muro de Berlim, o chamado “muro da vergonha” que durante 28 anos separou a histórica capital germânica em duas até a reunificação da Alemanha Ocidental (República Federal da Alemanha) e da Alemanha Oriental (República Democrática Alemã) em um só país.

A queda da barreira de cimento, ferro no meio de Berlim representou o colapso do socialismo real sob a liderança da extinta União Soviética (formada pela Rússia, Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Estónia, Geórgia, Lituânia, Letônia, Moldávia e Ucrânia) e também implementado pela Bulgária, Hungria, Polônia, Romênia e Tchecoslováquia, além da Alemanha Oriental – países que formavam a cortina de ferro que separava o mundo capitalista e o mundo socialista.

O fim da matriz europeia do socialismo é a antessala do século 21. Um tempo sem Guerra Fria entre americanos e soviéticos, mas com outros riscos a paz e outros muros – maiores e até menos transponíveis do que o Muro de Berlim, como lembra Telmo Martino.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Homem é preso por porte de arma de fogo de uso restrito em Guaíba
Bolsonaro é contra PEC que recupere segunda instância
https://www.osul.com.br/queda-do-muro-de-berlim-faz-30-anos/ Queda do Muro de Berlim faz 30 anos 2019-11-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar