Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Variedades Queda na bilheteria de “Viúva Negra” preocupa executivos da Disney e Marvel, que tentam entender o desempenho abaixo do esperado

Compartilhe esta notícia:

Aventura estrelada por Scarlett Johansson estreou nos cinemas no dia 9. (Foto: Divulgação)

Produzido pela Disney em parceria com a Marvel e estrelado por Scarlett Johansson, o tão aguardado longa de aventura “Viúva Negra” sofreu um golpe brutal nas bilheterias do planeta no sábado e domingo passados, ao cair 67% em relação ao fim de semana de estreia. Isso acabou frustrando as esperanças da empresa em sucesso ainda neste mês.

Potencialmente ainda mais preocupante para a Disney é que os números ruins talvez não sejam resultado apenas de sua decisão de disponibilizar o filme simultaneamente por 30 dólares no canal por assinatura Disney Plus. Pode ser que os consumidores já não queiram pagar pelo conteúdo da Marvel as quantias que desembolsavam antes, independentemente do meio.

Caso isso seja verdade, isso coloria em perigo o universo cinematográfico mais lucrativo de todos os tempos – precisamente no momento pós-pandêmico, quando os cinemas mais precisam – e colocaria em dúvida o futuro financeiro da Marvel.

“Achei que seria um sucesso maior e mais consistente”, contou o especialista Josh Spiegel. “Se ‘Viúva Negra’ só pode fazer o que fez no seu segundo fim de semana, tem uma parte de mim a dizer que as pessoas podem estar um pouco cansadas da Marvel. E isso deve deixar a Disney coçando a cabeça.”

O baixo desempenho é particularmente preocupante para esse gigante do entretenimento, que busca desencadear uma enxurrada de novos filmes em sua chamada “Fase 4” do Universo Cinematográfico Marvel, ou “MCU”, como é conhecido – a terceira etapa se encerrou com o megahit “Vingadores: Ultimato”, em 2019.

Em setembro, “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”, o primeiro filme da Marvel com um protagonista asiático, vai inaugurar o lançamento de seis novos longas do MCU até julho do ano que vem, após um longo hiato.

O período culminará com “Pantera Negra: Wakanda Forever”, agora sem o protagonista dessa série – Chadwick Boseman faleceu no ano passado, vítima de câncer aos 43 anos.

Uma porta-voz da Disney se recusou a fazer comentários para esta reportagem.

O Universo Cinematográfico Marvel é o grupo de filmes mais lucrativo do maior conglomerado de entretenimento do país. Suas quase duas dezenas de produções arrecadaram mais de US$ 8,5 bilhões nos cinema nos Estados Unidos e outros US$ 14 bilhões no exterior, ao mesmo tempo em que geraram mais bilhões em formatos digitais e merchandising.

Estrelado por Scarlett Johansson, “Viúva Negra” era dado como maios um título na lista dessa tradição lucrativa. O filme, que explora a história de origem de sua protagonista, é um dos longas mais esperados há muito tempo. Seus inúmeros adiamentos desde maio de 2020, por causa da pandemia, representaram uma espécie de “trailers” para o lançamento efetivo, em 9 de julho.

Mas depois de um começo mediano (para a escala da Marvel) de 80 milhões de dólares nos cinemas, o filme arrecadou apenas US$ 26 milhões nas bilheterias no último fim de semana. E terminou em segundo lugar, atrás da muito menos esperada comédia de LeBron James, “Space Jam: Um Novo Legado”.

Sua queda no segundo fim de semana é a maior de qualquer filme da Marvel lançado pela Disney, que geralmente continuam bem por semanas.

O filme agora tem US$ 132 milhões em receitas nos Estados Unidos ao longo de 11 dias e pode acabar como o filme da Disney-Marvel de menor bilheteria em todos os tempos. Esse status ainda pertence a “Capitão América: o Primeiro Vingador”, com US$ 177 milhões uma década atrás). A maioria dos filmes da Marvel ultrapassa os US$ 300 milhões em solo americano, sendo que muitos já ultrapassaram a marca de US$ 400 milhões.

Embora algumas pessoas possam atribuir os resultados ao nervosismo do consumidor com relação às idas ao cinema durante a pandemia de covid-19, os especialistas observam que isso não explica os números relativamente baixos nas vendas do Disney Plus.

A Disney disse que o filme arrecadou US$ 60 milhões em “gastos do consumidor global” no primeiro fim de semana, referindo-se às compras no Disney Plus, mas não relatou as vendas no segundo fim de semana. “Números desse tamanho não vão compensar o déficit nas salas de cinema”, avalia uma fonte ligada à empresa.

O grupo comercial Associação Nacional dos Proprietários de Salas de Cinema reagiu aos resultados no domingo, com uma longa declaração criticando a Disney pelo lançamento simultâneo com o canal por assinatura, dizendo que isso prejudicou o lançamento de um “filme bem feito, bem recebido e muito aguardado”.

“O lançamento simultâneo é um artefato da era da pandemia que deve ficar no passado, como a própria pandemia”, ressaltou o manifesto.

A pirataria também é uma preocupação do lançamento simultâneo. Viúva Negra foi o título mais pirateado da semana, de acordo com uma autoridade.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Geena Davis diz que Hollywood continua sem melhorias quanto à igualdade de gênero
Paula Fernandes renova bronzeado em passeio de iate com namorado
https://www.osul.com.br/queda-na-bilheteria-de-viuva-negra-preocupa-executivos-da-disney-e-marvel-que-tentam-entender-o-desempenho-abaixo-do-esperado/ Queda na bilheteria de “Viúva Negra” preocupa executivos da Disney e Marvel, que tentam entender o desempenho abaixo do esperado 2021-07-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar