Sábado, 04 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Quem toma remédio de forma errada não conseguirá se curar

Compartilhe esta notícia:

Administração adequada e armazenamento correto são importantes para garantir a eficácia dos medicamentos. (Foto: Reprodução)

De promessa de cura, medicamentos podem se transformar em vilões da saúde se não forem utilizados da forma correta. Além do médico, o apenas o farmacêutico é o profissional a quem se pode recorrer na hora de tirar dúvidas, a fim de evitar erros que comprometam a eficácia de remédios – como partir um comprimido ao meio, por exemplo.

“Algumas drágeas têm uma camada externa de excipientes, para que sejam liberadas aos poucos na corrente sanguínea. Quebrar essa capa interfere na ação do produto”, explica a farmacêutica Fernanda Chalabi.

Uma ideia comum é a de que é melhor tomar medicamentos com leite para proteger o estômago. De acordo com Fernanda, apenas moléculas antigas de alguns anti-inflamatórios são agressivas para o órgão. Como remédios modernos praticamente não oferecem esse risco, a água ainda é o líquido mais indicado para ajudar na deglutição, a menos que a bula ou o médico dê orientação diferente.

“O leite não é a opção mais recomendada porque tem pH básico. Se o medicamento precisar de pH ácido no estômago [para agir], isso vai diminuir a ação dele”, completa a profissional.
Segundo o farmacêutico Marcelo Pau Brasil, caso a pessoa se esqueça de tomar a segunda dose de um remédio no horário certo, o ideal é fazer isso tão logo a lembrança ocorra. Depois, é preciso reiniciar a contagem dos intervalos de tempo, para manter a dosagem equilibrada dentro do organismo.

Armazenamento adequado.
Além da administração adequada, armazenar os medicamentos corretamente também é importante para garantir a eficácia dos princípios ativos. De acordo com o farmacêutico, o principal erro cometido é guardar remédios na cozinha ou no banheiro.

“Esses cômodos sofrem muita variação de temperatura, devido à influência do chuveiro e do fogão. Essa mudança faz com que a estabilidade do medicamento se perca, e ele passa a não funcionar”, explica ele.

O melhor lugar da casa para guardar os remédios é em alguma prateleira no quarto, ao abrigo da luz solar — de forma que se respeite a recomendação de manter a embalagem em ambiente seco, fresco e arejado. Outro cuidado indispensável é deixar os frascos fora do alcance das crianças.

Observação da validade.
Após abertos, os remédios devem ser guardados, no máximo, pela metade do tempo de validade indicado na embalagem. O contato com ar e com a umidade alteram a cor, odor e gosto. Para cartelas de comprimidos, o prazo de validade deve ser mantido.

Já as sobras de medicamentos e remédios vencidos devem ser entregues em postos de saúde e hospitais públicos, para que o descarte seja feito da forma correta. Farmácias e drogarias também aceitam esses produtos. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Cientistas criaram um spray que promete deixar os homens mais atraentes
Casais podem alterar o regime de bens na vigência do casamento
https://www.osul.com.br/quem-toma-remedio-de-forma-errada-nao-conseguira-se-curar/ Quem toma remédio de forma errada não conseguirá se curar 2016-01-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar