Quarta-feira, 24 de setembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Quer se dar bem na Black Friday? Siga estas dicas

Compartilhe esta notícia:

Evento, que será realizado dia 27 de novembro, pode ser uma boa oportunidade para comprar bem gastando menos em tempos de crise. Crédito: Reprodução

Uma pesquisa realizada por sites de vendas brasileiros concluiu que cerca de 80% dos consumidores pretende aproveitar as promoções da Black Friday. O evento, que será realizado neste ano no dia 27 de novembro, pode ser uma boa oportunidade para comprar bem gastando menos em tempos de crise, seja com o intuito de presentear no Natal ou não. A ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) divulgou que a data deve movimentar 1,31 bilhão de reais, 18% a mais do que no ano passado.

Mas os consumidores nem sempre acreditam na Black Friday e com razão: em edições anteriores, muitos sites foram flagrados forjando promoções ou prometendo produtos que não poderiam ser entregues.
Compras eletrônicas sempre estão sujeitas a riscos. Por isso, especialistas separaram algumas dicas essenciais para não cair em pegadinhas e aproveitar as promoções da Black Friday da melhor maneira possível. Confira.

1. Pesquise antes.

Muitas pessoas usam a Black Friday para comprar um produto que desejam há tempos. Nesse caso, é importante começar a pesquisar com antecedência os valores e as lojas que têm a disponibilidade destes produtos. Para o especialista Ricardo Ramos “é importante entender o comportamento das varejistas, o que garante que o consumidor faça um bom negócio em vez de adquirir um produto que, na verdade, nunca esteve em promoção”.

2. Cuidado com boletos bancários, priorize o crédito.

Pagar em boleto bancário é uma das formas mais fáceis de cair em fraudes, de acordo com Daniel Bento, vice-presidente de Meios de Pagamento e Antifraude da ABComm. “Há dois perigos ao se comprar com boleto: a alteração dos dados de pagamento, o que faz com que o valor caia na conta dos fraudadores, e o risco de a loja sumir com o dinheiro e não entregar o produto”, comenta. Para saber se é seguro comprar em determinada loja, busque por possíveis reclamações em sites e fóruns de denúncias como o Reclame aqui. Outra dica é ficar atento ao formato. “Um boleto em arquivo PDF é bem mais seguro do que um impresso direto na página”, completa Bento. Ele acrescenta que “o método de pagamento mais seguro que existe é o cartão de crédito, porque o consumidor terá o apoio do banco caso algo não saia como o esperado”.

3. Atenção às normas de troca e devolução.

Algumas lojas podem “aproveitar” o momento de promoção da Black Friday para alterar políticas de troca, como ocorre em outras ocasiões de promoção. Para Luan Gabellini, sóciofundador da Betalabs, especializada em gestão de comércio eletrônico, “a dica é sempre ficar muito atento a letras de rodapé e eventuais condições diferentes de entrega que a loja possa aplicar nesse período”, afirma. “Garantia do produto e política de troca e devolução também podem virar pegadinha.”

4. Use o SAC.
Caso tenha dúvidas sobre algum produto ou condições de compras, não deixe de perguntar. Os Serviços de Atendimento ao Consumidor estão aí para isso, avalia Albert Deweik, diretor da NeoAssist, empresa especializada em atendimento ao consumidor. O pós- venda também é importante, pois é quando a maior parte dos clientes entra em contato para fazer reclamações.

5. Cuidado com promoções enviadas por e-mail.

Em datas como a Black Friday, muitas pessoas aproveitam para enviar vírus e fraudar e-mails de desavisados. Tenha cuidado e evite clicar em links de webmarketing, avalia Victor Popper, sócio-fundador da All In, empresa de marketing digital da Locaweb, voltada para e-mail marketing. O consumidor deve observar a extensão do destinatário do e-mail e verificar se corresponde de fato ao da loja virtual. E, às vezes, estes golpes são muito bem planejados neste sentido. Esteja sempre com seu antivírus ativado também.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O FBI também investigará a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos
Aeroportos devem movimentar 2 milhões de passageiros neste feriado de Finados
https://www.osul.com.br/quer-se-dar-bem-na-black-friday-siga-estas-dicas/ Quer se dar bem na Black Friday? Siga estas dicas 2015-10-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar