Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul “Queremos dar passos com segurança na liberação de atividades nos diversos setores econômicos”, diz governador do RS

Compartilhe esta notícia:

Leite disse que o sistema de cogestão regional deve ser retomado no dia 22 deste mês

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
"Será uma abertura pontual e cuidadosa, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária", disse Eduardo Leite. (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

“Queremos dar passos com segurança na liberação de atividades nos diversos setores econômicos”, afirmou nesta quarta-feira (10) o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, na primeira edição deste ano do evento Tá na Mesa, promovido pela Federasul (Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul).

Ele abordou o tema “Competitividade – o papel do Poder Executivo na melhoria do ambiente de negócios e da prestação de serviços públicos no RS”. “Queria tratar apenas de competitividade, mas não tem como não tratarmos também da pandemia. Hoje, marca um ano do primeiro caso de coronavírus no Rio Grande do Sul. No ano passado, com o que acontecia em outros países, entramos em um movimento de paralisação com receio do que iria vir, e não se sabia como sair daquela situação. Por isso, criamos o modelo do Distanciamento Controlado, de forma pioneira no Brasil e construído do zero, com 11 indicadores, medidos em cada uma das 21 regiões, para estabelecer ações nos locais, no tempo e na proporção necessários. Desde então, fizemos isso com critérios de saúde, critérios econômicos e diálogos com prefeitos, tendo bons resultados ao longo de 2020”, declarou Leite.

Respondendo a questionamento do presidente da Federasul, Anderson Trautman Cardoso, Leite afirmou que a adoção de medidas mais restritivas se faz necessária enquanto o RS vive o momento mais crítico desde o início da pandemia, mas que trabalha e dialoga para reestruturar as restrições, conforme a situação sanitária melhorar.

“O vírus só vai ser parado com a vacina, então, enquanto a gente não consegue parar o vírus, precisamos parar o meio de transporte do vírus, que são as pessoas. Na medida em que pudermos observar que a taxa de contágio esteja menor, queremos dar passos com segurança na liberação de atividades nos diversos setores econômicos”, afirmou o governador.

Cogestão

Segundo Leite, novas reuniões serão feitas nos próximos dias, com deputados, prefeitos e entidades, para analisar os dados e discutir como avançar nas regras estabelecidas. Ele reafirmou que o sistema de cogestão regional no modelo de Distanciamento Controlado deve ser retomado, possivelmente com a atualização dos protocolos de bandeira vermelha, a partir do dia 22 deste mês, se os dados de contaminação e internações seguirem a projeção de melhora com as restrições atualmente em vigor.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Bolsonaro sanciona projetos de lei que facilitam a compra de vacinas contra o coronavírus
Prefeitura de Porto Alegre orienta que pessoas com sintomas respiratórios leves procurem os postos de saúde
https://www.osul.com.br/queremos-dar-passos-com-seguranca-na-liberacao-de-atividades-nos-diversos-setores-economicos-diz-governador-do-rs/ “Queremos dar passos com segurança na liberação de atividades nos diversos setores econômicos”, diz governador do RS 2021-03-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar