Quarta-feira, 07 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A reação dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral de que o novo ministro da Justiça vai ajudar a conter o processo que pode cassar o mandato de Temer foi a pior possível

Compartilhe esta notícia:

TSE não gostou de possibilidade do ministro beneficiar presidente. (Foto: AE)

A reação dos ministros do TSE à informação de que Torquato Jardim foi nomeado para o Ministério da Justiça para ajudar o governo no processo que pode cassar o mandato de Michel Temer foi a pior possível. Ministros ficaram indignados e dizem que, se há um roteiro jurídico traçado por Torquato para beneficiar o presidente, certamente ele não será seguido. No tribunal, dizem que, quanto mais o Planalto interferir, mais vai empurrar Temer para a condenação. Ministros sugerem que Torquato parado vai ajudar mais do que se movendo.

Especialista em direito eleitoral, Torquato Jardim foi ministro do TSE entre 1988 e 1996. Ele é respeitado na Corte, mas o estilo ríspido não agrada a todos. (AE)

DOAÇÕES ELEITORAIS

O novo ministro da Justiça afirmou à TV Globo que, para ele, “não interessa a origem” de doações eleitorais, desde que os recursos tenham sido declarados legalmente no comitê dos candidatos e das campanhas.

Amigo de Michel Temer há mais de três décadas, Torquato foi empossado pelo presidente na tarde desta quarta em uma cerimônia no Palácio do Planalto.

No governo, ocupava o cargo de ministro da Transparência, antes de ser transferido para a Justiça, em substituição a Osmar Serraglio.

Torquato Jardim foi questionado sobre a discussão levantada pela Operação Lava-Jato acerca das propinas – resultantes de corrupção – repassadas por empresas a políticos e partidos por meio de doações legais, registradas na Justiça Eleitoral. Ao responder, o ministro afirmou que, na avaliação dele, esse é um debate acadêmico “sem fim”.

Segundo ele, não importa se é “caixa 1 ou caixa 10”, desde que tenha sido doado conforme prevê a legislação eleitoral.

“Eu não discuto essa questão da origem, se a origem é caixa 1 ou é caixa 10. Eu quero saber se entrou contabilizado no comitê do candidato, no comitê partidário de campanhas, se entrou conforme a lei”, afirmou o novo titular da Justiça.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O corpo do jogador Garrincha sumiu em cemitério no interior do Rio de Janeiro
Forças de segurança temem as represálias na Venezuela após o linchamento de um oficial
https://www.osul.com.br/reacao-dos-ministros-tribunal-superior-eleitoral-de-que-o-novo-ministro-da-justica-vai-ajudar-conter-o-processo-que-pode-cassar-o-mandato-de-temer-foi-pior-possivel/ A reação dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral de que o novo ministro da Justiça vai ajudar a conter o processo que pode cassar o mandato de Temer foi a pior possível 2017-05-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar