Sábado, 01 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Receita Federal analisa redes sociais para checar patrimônio das pessoas

Compartilhe esta notícia:

O Fisco já treinou cem auditores e analistas para a função.

Uma foto inocente pode revelar o que você não contou para a Receita Federal. Os auditores estão investigando as redes sociais para checar o patrimônio das pessoas. Quem ostenta na web e não declara no Imposto Renda, vai ter que se explicar.

O Fisco já treinou cem auditores e analistas para a função. As redes sociais têm ajudado de duas formas: a primeira é quando os auditores da Receita cruzam as informações que a pessoa colocou na declaração do imposto de renda, ou seja, renda e patrimônio com fotos e coisas que a pessoa costuma postar nas redes sociais.

Eles analisam se a renda que a pessoa declarou consegue de fato pagar aquela vida luxuosa, viagens, carros de luxo, imóveis que a pessoa ostenta nas redes sociais. Se isso não bate, eles começam a investigar de onde vem esse dinheiro.

“Eles querem mostrar para as outras pessoas esses carros de luxo, iates, as viagens, as mansões e eles não conseguem esconder isso das outras pessoas porque a grande vantagem é para mostrar”, afirmou o auditor fiscal da Receita Federal, Fábio Paes Maccacchero.

A segunda forma de investigação é para o caso de buscas patrimoniais, quando o contribuinte deve para a Receita. Os técnicos verificam se existem bens que possam ser penhorados para o pagamento dessa dívida. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Público acompanha encenação da Paixão de Cristo no Morro da Cruz sob forte chuva; veja galeria de fotos
O Brasil gastou R$ 16 bilhões com a reprovação de alunos em 2016, aponta levantamento
https://www.osul.com.br/receita-federal-analisa-redes-sociais-para-checar-patrimonio-das-pessoas/ Receita Federal analisa redes sociais para checar patrimônio das pessoas 2016-03-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar