Segunda-feira, 10 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 10 de abril de 2020
Criada com o objetivo de prestar apoio a práticas de cuidados em saúde no Rio Grande do Sul, uma rede virtual já conta com pelo menos 154 profissionais cadastrados até o momento pelo governo do Estado. São médicos, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e educadores físicos, dentre outros, que fornecem orientação pela internet à população em tempos de distanciamento social.
Trata-se de uma ferramenta de interação de trabalhadores da saúde, à distância, ampliando estratégias de combate à Covid-19. Os atendimentos são realizados por telefone, WhatsApp, Skype, Facebook, Instagram, e-mail e outras formas de contato on-line. A teleconsultoria é uma ação da SES (Secretaria Estadual da Saúde), por intermédio da ESP, em parceria com outras instituições, a exemplo do Instituto Federal de Educação.
Considerações
“Este é um público que precisa de apoio e atendimento neste momento e esta é uma rede que se expande, todos os dias chegam novos cadastros”, ressalta a analista em saúde Laura Wottrich, da ESP (Escola de Saúde Pública). Além da adesão dos profissionais, o projeto também se expande para outros Estados – Bahia, Minas Gerais e Paraná já fazem parte do processo.
“Queremos atender especialmente pessoas que estejam em confinamento e tenham alguma dúvida ou sintam alguma necessidade”, acrescenta a diretora da ESP, Terezinha Valduga. Os profissionais interessados em participar da rede de teleconsultoria devem acessar a página do Revira e preencher o formulário para cadastro. Revirasaude é um dispositivo Resc (Rede de Educação em Saúde Coletiva), da qual a ESP faz parte já há algum tempo. Informações e inscrições em link específico no site oficial www.saude.rs.gov.br.
(Marcello Campos)