Sábado, 24 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 24 de maio de 2025
Pelo terceiro dia consecutivo o X, rede social de Elon Musk, passou por instabilidades. Nesse sábado (24), de acordo com relatos de usuários em plataformas alternativas, como o Threads, não era possível acessar a versão web do site e, no aplicativo, as publicações mais recentes não são atualizadas. Também foram reportados dificuldades na conexão com o servidor e login. Na parte da tarde, segundo relatos, a plataforma voltou operar normalmente.
Milhares de usuários em outros países, como Alemanha, Espanha, França, Índia, Canadá, Austrália e Reino Unido, também tiveram problemas para acessar a plataforma de mídia social no auge da interrupção. No Google Trends, buscas como “Twitter caiu” e “X fora do ar” tiveram um pico durante a manhã.
Segundo o site Downdetector, a maioria dos problemas foi relatada por quem usa o app, mas a versão para navegadores também enfrenta instabilidades. As queixas se dividiram em 44% para o aplicativo móvel, 43% relacionadas ao login e 14% à conexão com o servidor. Como o desequilíbrio da rede é global, chama atenção o volume de relatos fora do Brasil: mais de 25.681 na versão americana do serviço e cerca de 3.359 na espanhola.
Semana de instabilidades
Desde a última quinta-feira (22), o X vem acumulando erros e instabilidade, principalmente envolvendo o envio de mensagens diretas (as DMs), além de dificuldade para o carregamento de posts.
O dono do X e da Tesla, Elon Musk, afirmou que “melhorias operacionais significativas precisam ser feitas” na rede social. “Eu preciso estar superfocado no X e na Tesla (além do lançamento do Starship na próxima semana), pois temos tecnologias críticas sendo implementadas”, escreveu em seu perfil no X, o qual relatou também ter voltado a trabalhar 24 horas por dia, sete dias por semana, e estar dormindo em salas de conferência ou das fábricas.
“A redundância de tolerância a falhas (failover) deveria ter funcionado, mas não funcionou”, completou sobre os problemas na rede.
O empresário ainda mantém o cargo no governo do presidente norte-americano, Donald Trump, ao comandar o Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês). No fim de abril, porém, ele afirmou que reduziria o tempo dedicado ao governo depois de o lucro da Tesla despencar 71% do primeiro trimestre, quando comparado a igual etapa de 2024.