Segunda-feira, 08 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 8 de setembro de 2025
No ano em que se comemora os 35 anos do Código de Defesa do Consumidor o Fórum Latino Americano de Defesa do Consumidor estará realizando um evento, nesta sexta-feira (12), na Assembleia Legislativa do RS, em Porto Alegre, para ouvir e debater um dos temas mais importantes nas relações de consumo hoje: compras via plataformas digitais e proteção dos direitos do consumidor. O evento ocorre das 9h30min às 17h30min.
No final dos anos noventa , quando surgiram as primeiras operações de e-commerce no Brasil , até os dias de hoje é incontestável o crescimento exponencial das relações de consumo via internet e as mesmas tornaram-se essenciais na sociedade moderna, devido à praticidade e rapidez com que permitem a realização de transações comerciais que trouxeram inúmeros benefícios para o consumidor, mas, ao mesmo tempo ampliaram sua exposição à propaganda enganosa, vulnerabilidade digital e o desrespeito aos seus direitos.
Com o objetivo de contextualizar, debater e apresentar recomendações para essa nova realidade o FÓRUM LATINO-AMERICANO DE DEFESA DO CONSUMIDOR – FLADC – estará realizando no dia 12 de setembro, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do RS, o II SEMINÁRIO INTERNACIONAL FUTURO SUSTENTÁVEL E CONSUMO CONSCIENTE “.
O evento contará com três palestras focalizando diferentes temas que permeiam a relação de consumo via mundo digital:
– HIPERVULNERABILIDADE e MERCADO DIGITAL PARA O CONSUMO com a Dra. Maria Constanza Garzino;
– TECNOLOGIA E CONSUMO com Dr. Bruno Miragem e Claudio Bonatto;
– EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO CONSCIENTE com Dra Claudia Lima Marques e Dra. Marilia Longo do Nascimento.
As palestras terão a participação de especialistas, como debatedores e mediadores, em diversas áreas do direito do consumidor:
Dr. Antônio Vinicius Amaro da Silveira, Dra. Clarissa Costa Lima, Dr. Francisco José Moesch. Dr. Giovanni Conti e Dr. Guido Rogério Macedo da Silveira Filho.
Para o presidente do Fórum, Alcebíades Santini, “a ideia da temática dessa edição é colocar em debate, e também coletar contribuições, para orientar os consumidores sobre as fragilidades e riscos das práticas fraudulentas existentes no comércio eletrônico. Essas práticas criminosas, além de violarem a confiança nas transações online, causam danos significativos tanto aos consumidores quanto aos fornecedores que trabalham com boas práticas. Nosso objetivo é esclarecer e contribuir para que os direitos dos consumidores sejam respeitados, também, nesse novo mundo das relações que acontecem no ambiente virtual”.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.forumdefesadoconsumidor.com
Voltar Todas de Dicas de O Sul