Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Retrospectiva: relembre fatos que marcaram o Brasil em 2018

Compartilhe esta notícia:

Protestos e missa marcam os quatro anos do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes no Rio de Janeiro. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo)

Em 2018, os brasileiros presenciaram intervenções federais, a morte de uma vereadora e ativista, um museu com acervo riquíssimo sendo destruído e a volta de doenças consideradas controladas, além de denúncias de abusos sexuais contra um líder religioso. Relembre os fatos que marcaram o País no ano de 2018.

Intervenção na segurança do Rio

A crise financeira do Rio de Janeiro impactou diretamente nos indicadores de violência e o presidente Michel Temer decretou a intervenção federal na segurança pública do Estado, no dia 16 de fevereiro – que encerra neste dia 31. O ato paralisou a votação, na Câmara dos Deputados, da reforma da Previdência, já que durante uma intervenção federal fica proibida qualquer mudança no texto constitucional.

Morte de Marielle Franco

Ativista e defensora dos direitos humanos, a vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL) e o motorista Anderson Pedro Gomes foram assassinados a tiros, em 14 de março, no centro da capital fluminense, depois de um evento político. O crime gerou comoção nacional e internacional. Até o momento, nenhum autor e mandante dos assassinato foram identificados e presos.

Sarampo e pólio

O ano de 2018 marcou o retorno do sarampo ao Brasil. O País que, em 2016, recebeu da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) o certificado de eliminação da circulação do vírus, fechou o ano com mais de 10 mil casos confirmados. Outra doença que voltou a assombrar o País foi a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. A meta da população-alvo, de 95% foi alcançada.

Venezuelanos no Brasil

A crise migratória desencadeada pela chegada contínua de venezuelanos no Brasil reuniu episódios de tensão, disputas políticas e judiciais, assim como de violência. A estimativa é de que 3 milhões de pessoas deixaram a Venezuela rumo a distintos destinos. Só para o Brasil, vieram 85 mil, a maioria para Roraima.

Escola sem Partido

Após diversas tentativas de votação em comissão especial na Câmara dos Deputados, o projeto de lei (PL) conhecido como Escola sem Partido acabou sendo arquivado. Para voltar a ser apreciado, o projeto precisa ser desarquivado e uma comissão deverá ser composta.

Reforma do Ensino Médio e Plano Nacional de Educação

O governo federal aprovou mais normativas para colocar em prática as mudanças na oferta do ensino médio no País: a Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Curriculares Nacionais. O novo modelo deverá chegar às salas de aula até 2021. A lei do PNE (Plano Nacional de Educação) completou, em 2018, quatro anos de vigência. A lei prevê metas para serem cumpridas até 2024 para melhorar a qualidade da educação infantil até a pós-graduação.

Incêndio do Museu Nacional do Rio

Em 2 de setembro, um incêndio de grandes proporções atingiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro. O acervo reunia cerca de 20 milhões de itens, como coleções de geologia, paleontologia, botânica, zoologia e arqueologia – entre eles o crânio de Luzia, fóssil mais antigo encontrado no continente americano. Muitas peças foram destruídas, sendo que 1.500 peças e conjuntos foram recuperados.

Saída de Cuba do Mais Médicos

Em novembro, Cuba anunciou a saída de seus profissionais do Programa Mais Médicos. O País tomou a decisão após exigências feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro para a continuidade dos médicos no programa. Com a saída dos profissionais, o Ministério da Saúde lançou editais para substituição dos 8.517 cubanos.

Moro deixa Lava-Jato

No dia 1º de novembro, o juiz federal Sergio Moro, que comanda as investigações da Operação Lava-Jato, aceitou o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro para assumir o ministro da Justiça. O juiz deixou 22 anos de magistratura.

Intervenção em Roraima

A 20 dias do encerramento do mandato da governadora Suely Campos (PP), o presidente Michel Temer determinou a intervenção federal em Roraima, devido à crise na segurança pública e no sistema penitenciário do Estado, além do desequilíbrio nas finanças. Temer nomeou como interventor o governador eleito Antonio Denarium (PSL).

Acusações contra João de Deus

Conhecido nacionalmente e fora do País, o médium goiano João Teixeira de Faria, João de Deus, 76 anos, é acusado por centenas de mulheres de ter cometido abusos sexuais contra elas durante atendimentos espirituais na Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia (GO).

Battisti foragido

Em 13 de dezembro, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux determinou a prisão do italiano Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua em seu país e o presidente Michel Temer assinou a sua extradição. Battisti está foragido.

Novo presidente do STF e reajuste salarial

Em setembro, o ministro do STF Dias Toffoli assumiu a presidência, até 2020. Os ministros do STF e a procuradora-geral da República tiveram os salários reajustados, passando de R$ 33,7 mil para R$ 39 mil.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A prefeitura de Porto Alegre espera 100 mil pessoas na virada do ano na nova orla do Guaíba
Um astronauta mostrou o desafio de voltar a andar depois de 197 dias no espaço
https://www.osul.com.br/retrospectiva-relembre-fatos-que-marcaram-o-brasil-em-2018/ Retrospectiva: relembre fatos que marcaram o Brasil em 2018 2018-12-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar