Sexta-feira, 07 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 30 de outubro de 2015
Reunidos na manhã dessa quinta-feira no Ministério da Integração Nacional, em Brasília (DF), deputados gaúchos, prefeitos de diversos municípios atingidos pelas últimas cheias e o representante do governo do Estado na capital federal, Otaviano Fonseca, ouviram do ministro da pasta, Gilberto Occhi, e do secretário nacional de Defesa Civil, general Adriano Pereira Junior, que o governo federal está tomando todas as providências necessárias sobre o assunto. A comitiva apresentou um novo relato da situação e sobre as necessidades dos municípios.
O ministro fez um relato dos três dias em que técnicos do ministério estiveram no RS para auxiliar o governo estadual e prefeituras nos levantamentos e ações de plano resposta e de reestruturação. Destacou que, juntamente com a presidenta Dilma Rousseff, o governador José Ivo Sartori e o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, Luiz Folador, esteve pessoalmente em vários locais afetados pelas chuvas e pelo granizo.
Occhi relembrou que foram feitas reuniões técnicas em Porto Alegre, Pelotas e Santa Maria e também enfatizou que o governo federal continuará atendendo a todos os municípios atingidos. Acentuou, no entanto, que para melhor andamento do processo, os prefeitos dessas cidades devem agilizar os relatórios a serem enviados à Defesa Civil nacional, seja de maneira direta ou por meio do governo estadual.