Domingo, 28 de Fevereiro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
23°
Fair

Porto Alegre Revitalização da orla em Porto Alegre: consórcio projeta entrega do trecho 3 para o final de agosto

Compartilhe esta notícia:

Melo e Gomes (sentado, ao lado do prefeito) reuniram-se com representantes do consórcio, secretários e técnicos.

Foto: Mateus Raugust/PMPA
Prefeito Sebastião Melo (D) se reuniu com secretários, técnicos e representantes do consórcio. (Foto: Mateus Raugust/PMPA)

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, esteve no canteiro de obras do trecho 3 da revitalização da orla do Guaíba, na tarde desta quinta-feira (7), para receber uma posição atualizada do estágio de execução do cronograma. As intervenções começaram em outubro de 2019 e estão 63% concluídas. O representante do consórcio ACA/RGS Serviços de Engenharia Rafael Sacci prevê o encerramento até o final de agosto.

Conforme Sacci, alguns entraves, principalmente com relação a insumos, resultaram no novo prazo: “Na parte elétrica, em função da pandemia, fornecedores especialmente de cabos de cobre e alumínio entraram em recessão, não conseguindo fornecer. Estabelecemos 31 de agosto como limite para finalizar os serviços a contento e com a qualidade necessária”.

Para Sebastião Melo, devolver a orla ao cidadão é prioridade e vai resgatar um sonho da cidade de muitos anos, pelo qual ajudou a trabalhar ainda como vice-prefeito:

“Viemos aqui buscar esse retrato detalhado sobre a execução da obra. Será mais um pedaço de convivência da cidade, que hoje tem ouco espaço de acesso à Orla, e ganhará essa grande área esportiva para ser usada por quem mora e visita Porto Alegre”.

O prefeito cobrou, ainda, solução para retomar a iluminação de 10 postes no traçado, interrompida em função da falta de capacidade da rede elétrica.

Já o secretário de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro, informou que será implantada uma solução paliativa em no máximo 10 dias: a rede será complementada por energia a partir de ponto da rua Nestor Ludwig (próxima ao Beira-Rio) e outro da avenida Ipiranga. A solução definitiva ocorrerá até abril, com a instalação de uma subestação.

Trecho 3

A obra envolve 1,6 quilômetro de extensão da orla entre a foz do Arroio Dilúvio e o Parque Gigante. O valor total do investimento é de R$ 50,6 milhões, e o contrato já teve um aditivo. Os recursos para o investimento são de financiamento da CAF (Cooperação Andina de Fomento) e do Fundo da Iluminação Pública.

A revitalização inclui a instalação da maior pista de skate da América Latina, com 6.268 metros quadrados (área equivalente a quatro quadras e meia de futebol 7), 27 quadras esportivas, estruturas de apoio à prática de esportes, ciclovia, iluminação em LED, arborização e três bares. O estacionamento tem 150 vagas.

A vistoria foi acompanhada pelo vice-prefeito Ricardo Gomes, por secretários municipais e técnicos da prefeitura e do consórcio. Status da obra:

– Canteiro de obras e terraplanagem: 100%;
– Fundações (estacas) e Blocos de fundações: 100%;
– Enrocamento (pedras para proteção contra erosão junto à água): 100%;
– Contenções de gabião: 100%;
– Estacionamento: 100%;
– Rede de drenagem pluvial: 98%;
– Passeio e pavimentações: 75%;
– Pista de Skate: 86%;
– Quadras esportivas: 32%;
– Estruturas de concreto das edificações:100%;
– Rede Elétrica e lógica: 76%;
– Paisagismo: 48%;
– Pontilhão: 80%;
– Reservatório: 92%;
– Rede de Água: 96%;
– Academias: 90%;
– Arquibancada: 28%;
– Passeio esplanada: 24%.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Ministro da Saúde anuncia contrato para compra de 100 milhões de doses de vacina do Instituto Butantan
Jardim do Dmae será reaberto ao público nesta sexta-feira
Deixe seu comentário
Pode te interessar