Sábado, 19 de Setembro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
15°
Cloudy

Colunistas Reza & urna

Compartilhe esta notícia:

Há um esforço da TV Globo para fazer do youtuber Felipe Neto um nome de frente da juventude contra o presidente Jair Bolsonaro, desde já. (Foto: Reprodução/Instagram)

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral, levantou o malhete para colegas sobre tema antigo, mas tabu para o tribunal: o abuso do poder religioso para fins eleitorais. Ele indicou aos togados que, diante de ação sobre um caso suspeito em Goiás que tramita na Corte, o plenário possa abrir um precedente para outras ações do tipo, em caso de condenação. O TSE analisa recurso da defesa de uma vereadora de Luziânia (GO), que teria usado do poder de pastora para obter votos. A tramitação do processo deixa as bancadas evangélica e católica tensas no Congresso.

Virou guerra

Lembra dos 45 funcionários da seccional da OAB-DF que foram demitidos, que citamos aqui? Acionaram o Ministério Público do Trabalho e pediram investigação sobre a decisão da diretoria.

De direito

A direção da Ordem vai pagar direitos trabalhistas, obviamente. E apontou que demitiu apenas 20% dos quadros, diante do aperto no caixa e do home office que vingou.

Em suma

Nesse caso descobre-se que apenas a seccional do DF tinha mais de 200 funcionários.

Dois sistemas

São constantes nos gabinetes do Palácio do Planalto as reclamações sobre as amarras da Constituição para o exercício da Presidência. O sistema brasileiro é presidencialista, com um Governo praticamente Parlamentarista. Sem base consolidada desde a posse, Jair Bolsonaro assiste a derrubadas de MPs, projetos de leis e afins.

Delegadas

A disputa pela Prefeitura do Recife poderá ter duas delegadas na campanha eleitoral. Uma é Patrícia Domingos (Podemos), uma bolsonarista. A outra, Villaneida Aguiar (Progressistas), é pós-graduada em Ciências Criminais e deve compor com PSB.

Tapas e beijos

Marília Arraes (PT), agora avalizada pela Executiva nacional para disputar a prefeitura da capital pernambucana, não para de provocar o senador Humberto Costa, que manda no diretório local. Diz que em 2018 ele comemorou a retirada de sua candidatura ao Governo de Pernambuco, e agora tenta minar seu nome na disputa.

Que loucura!

Na mira do STF, no inquérito das fake news e ameaça às instituições, o jornalista Oswaldo Eustáquio diz ter entregado à PF documentos que apontam professor da FGV como possível espião da China no Brasil. Com base em… informações do FBI e da CIA.

O Jogo

Há um esforço da TV Globo para fazer do youtuber Felipe Neto um nome de frente da juventude contra o presidente Jair Bolsonaro, desde já. É do jogo. O que não vale é, no contraponto, a perseguição de bolsonaristas, ameaças e cerco à sua casa. Isso é crime.

MERCADO

Direto da feira

A tradicional Feira de Caruaru (PE) – surgiu no final do século 18 – deixou as ruas, por causa da pandemia, e virou uma imensa ‘loja virtual’. A Prefeitura fechou parceria inédita para oferecer os produtos de lá (artesanatos, calçados, pequenos móveis e objetos do lar) pelo site da Magazine Luiza, através de market place.

Rio de luxo

A Bait anuncia amanhã em Copacabana o Atlântico Bait, residencial de luxo no último terreno vazio da praia. Será onde a saudosa arquiteta Zaha Hadid assinaria um hotel, sob encomenda. Com novos donos do terreno, a aposta é que o investimento, agora com projeto da Bernardes Arquitetura, vá gerar R$ 100 milhões em valor de venda.

Contador eleitoral

De olho no mercado fomentado pelas eleições, a Essent Jus, em parceria com a Fenacon, lança o curso “Como aumentar o faturamento nestas eleições e escapar da crise que assola a economia?”. A Essent Jus tem a maior rede de contabilidade eleitoral do País, com mais de 550 Escritórios Associados.

Aliás…

… muitos políticos dependem dos contadores eleitorais para entregar as contas das campanhas 100% corretas. É que muito mandatário experiente cai nas garras dos TREs por situações banais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Fatos históricos do dia 5 de agosto
STF quer transformar Lula em herói nacional?
Deixe seu comentário
Pode te interessar