Sábado, 06 de junho de 2026
Por Redação O Sul | 11 de julho de 2016
Os organizadores dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro enviaram um convite oficial para que presidente afastada, Dilma Rousseff, esteja na abertura do evento, no dia 5 de agosto. A carta, que foi mandada nesta segunda-feira (11), foi confirmada pela direção do Comitê Rio-2016. Por enquanto, segundo os organizadores, Dilma não respondeu.
Na sexta-feira (9), ao conceder entrevista a um jornal português, a presidente afastada afirmou que avaliaria a possibilidade de ir. Ela informou que não irá caso “haja condições que a diminuam”.
Visita
“Seria justo que fosse, uma vez que quem assegurou os recursos necessários, a segurança e a divulgação do evento fomos nós, o governo federal. Quando fui afastada, no dia 12 de maio, estava tudo sob controle na esfera federal. As questões que surgiram nos últimos tempos [estado de calamidade pública decretado pelo governador em exercício Francisco Dornelles] são da esfera do governo do estado e do município e devem ser respondidas pelas autoridades competentes”, disse a presidenta afastada ao periódico “Diário de Notícias”.
Há cerca de um mês, ao visitar o Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, o presidente interino Michel Temer disse que não se opunha à presença de Dilma na abertura, mas que a decisão não cabia ao Palácio do Planalto.
Além de Dilma, uma carta similar também foi enviada para todos os ex-presidentes brasileiros, incluindo Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso e Fernando Collor de Mello, além de José Sarney.
Os comentários estão desativados.