Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Rio de Janeiro não terá carnaval fora de época em julho, diz prefeito Eduardo Paes

Compartilhe esta notícia:

Folia no segundo semestre havia sido aprovada por deputados estaduais.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Como integrantes das escolas de samba terão que usar máscara, será excluído do julgamento neste ano o quesito "Harmonia", que avalia se os componentes cantam o samba-enredo. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, decidiu suspender o carnaval fora de época que havia sido planejado para julho. A criação de um carnaval anual no início do segundo semestre foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e sancionada pelo governador em exercício, Claudio Castro. A decisão da Prefeitura do Rio de Janeiro foi anunciada na tarde desta quinta-feira (21), no perfil de Eduardo Paes no Twitter.

Paes explicou que o carnaval exige uma grande preparação por parte dos órgãos públicos e das agremiações e instituições ligadas ao samba, o que ele não considera possível fazer nesse momento.

“Dessa forma, gostaria de informar que não teremos carnaval no meio do ano em 2021″, disse o prefeito, que completou: “certamente em 2022 poderemos (todos devidamente vacinados) celebrar a vida e nossa cultura com toda a intensidade que merecemos”.

O projeto que prevê a realização anual de um carnaval fora de época em julho foi sancionado na semana passada pelo governo do estado, que ainda não definiu a data da celebração. Na época, o governo esclareceu que a lei visa a estimular o turismo, o lazer e a economia, mas apenas possibilita que o evento seja realizado, o que irá depender das recomendações das autoridades sanitárias.

A celebração foi batizada de CarnaRio e, segundo a lei, a organização deve ser discutida entre a Secretaria de Estado de Cultura, as ligas de Escolas de Samba, agremiações e blocos carnavalescos.

Antes da aprovação da lei, o adiamento do carnaval para julho já havia sido anunciado pela Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba) e por grupos que representam blocos de carnaval tradicionais da cidade. As escolas de samba do grupo especial já haviam sorteado a ordem dos desfiles, que estavam previstos para ocorrer nos dias 11 (domingo) e 12 (segunda) de julho.

Apesar disso, o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, havia reiterado, em dezembro, que a vacinação da população contra a Covid-19 seria fundamental para a realização do evento.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A CNH digital já é utilizada por 1 milhão de motoristas no Rio Grande do Sul
Sistema Estadual de Museus completa 30 anos
https://www.osul.com.br/rio-de-janeiro-nao-tera-carnaval-fora-de-epoca-em-julho-diz-prefeito-eduardo-paes/ Rio de Janeiro não terá carnaval fora de época em julho, diz prefeito Eduardo Paes 2021-01-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar