Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul recebe caravana temática sobre integração sustentável entre agropecuária e floresta

Compartilhe esta notícia:

Iniciativa percorrerá Porto Alegre, Bagé, Rosário do Sul, Ijuí e Passo Fundo. (Foto: Divulgação/Embrapa)

A partir desta segunda-feira (15), o Rio Grande do Sul recebe a “Caravana ILPF”, programa nacional e permanente de debates promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com Bradesco, Cocamar, John Deere, Minerva Foods, Soesp e Syngenta. O objetivo é debater o sistemas conhecido como “Integração Lavoura-Pecuária-Floresta”(ILPF).

Serão cinco dias seguidos de atividades, focadas em alternativa sustentáveis e rentáveis para o setor. Na etapa gaúcha, o evento conta com o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e inclui discussões sobre o plano estadual “ABC”, sigla alusiva ao conceito de agricultura com baixa emissão de carbono. As inscrições são gratuitas, por meio de link no site agricultura.rs.gov.br.

Formada por profissionais das empresas associadas da Rede ILPF, pesquisadores da Embrapa e entidades apoiadoras regionais, uma equipe percorrerá cinco cidades do Rio Grande do Sul até a sexta-feira (19). O roteiro passa por Porto Alegre, Bagé, Rosário do Sul, Ijuí e, por último, Passo Fundo.

A programação abrange painéis, dia-de-campo, visitas técnicas e apresentação do projeto da Rede ILPF para recuperação de pastagens degradadas. Também serão detalhados o aplicativo e portal gratuitos para compilação, análise e monitoramento de dados de propriedades por meio do sistema de integração no País.

Trata-se de uma tecnologia de produção agropecuária com grande potencial de mitigação de emissões de gases de efeito estufa e sequestro de carbono pelo solo e biomassa, diversificação de cultura e aumento da produtividade. A implementação dos sistemas ILPF varia de acordo com as características de cada região.

Expectativa

O pesquisador da Seapi e coordenador do Comitê Gestor do plano “ABC” no Rio Grande do Sul, Jackson Brilhante, destaca que a caravana é uma oportunidade para se compartilhar os benefícios da ILPF com os diferentes elos da cadeia agropecuária, a exemplo de produtores, pesquisadores, cooperativas e gestores públicos:

“Temos a expectativa que a realização de eventos como este contribua para se atingir, até o ano de 2030, uma meta de 1 milhão de hectares com tal integração no Estado, hoje o terceiro do Brasil em maior utilização da ILPF, com 2,2 milhões de hectares”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

De “cashback” a cupons, aplicativos de desconto ajudam no orçamento; veja como funcionam
Aposentados do INSS sofrem golpes de descontos indevidos
https://www.osul.com.br/rio-grande-do-sul-recebe-caravana-tematica-sobre-integracao-sustentavel-entre-agropecuaria-e-floresta/ Rio Grande do Sul recebe caravana temática sobre integração sustentável entre agropecuária e floresta 2024-04-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar