Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Rio Grande do Sul recebe 526 mil doses de vacinas da Pfizer, Janssen e Astrazeneca

Compartilhe esta notícia:

As 202.850 doses da vacina Janssen chegaram ao aeroporto da capital em avião que pousou às 14h10min deste sábado. (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

Em três voos que chegaram a Porto Alegre neste sábado (3), o Rio Grande do Sul recebeu do Ministério da Saúde mais de 526 mil unidades de doses de vacinas contra a covid-19. As 202.850 doses da vacina contra a Covid-19 da Janssen que chegaram ao Estado neste sábado serão distribuídas às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) nesta segunda-feira (5). O avião com o carregamento, vindo de Guarulhos (SP), pousou no aeroporto de Porto Alegre às 14h10min.

A definição sobre a distribuição foi pactuada entre gestores estaduais e municipais em reunião extraordinária e virtual da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na manhã deste sábado, para dar agilidade à entrega das vacinas à população gaúcha.

A distribuição será realizada juntamente com a remessa de Pfizer (136.890 doses), que chegou a Porto Alegre em avião que pousou à 0h10min deste sábado. Cada CRS deverá buscar os imunizantes na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), na capital.

As 186.750 doses da Astrazeneca que chegaram em um avião que pousou às 19h10min deste sábado (3) não deverão ser distribuídas de imediato, uma vez que estão reservadas para a aplicação da segunda dose.

O total enviado pelo Ministério da Saúde neste sábado (3) em três voos – desde a madrugada até o início da noite – somou 526.490 vacinas contra a covid-19.

Até a noite de sexta-feira (2), o Rio Grande do Sul já vacinou com pelo menos a primeira dose 54,4% de toda a população acima de 18 anos, e 21,7% está com o esquema vacinal completo, sendo um dos Estados brasileiros que mais aplicou a vacina contra a covid-19.

Vacinação contra a Gripe

Com a meta de vacinar 90% dos idosos contra a influenza, a Campanha de Vacinação contra a Gripe, iniciada em 12 de abril, alcançou 56,4% desse grupo prioritário no Rio Grande do Sul, proporção que equivale a 1.209.178 idosos do total de 2.143.707 de pessoas acima dos 60 anos no Estado.

A campanha está prevista para terminar na sexta-feira (9), e a Secretaria da Saúde (SES) aposta na mobilização da sociedade para avançar na imunização desse público, que preocupa especialistas e gestores de saúde por apresentar um sistema imunológico com anticorpos já não tão efetivos.

“A vacina estimula o sistema imunológico para que seja mais eficiente ao combater o vírus”, afirma o médico João Singer, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Rio Grande do Sul. Acrescenta que as pessoas precisam tomar vacina todos os anos porque o vírus muda com o surgimento de novas cepas. “É fundamental que os idosos se vacinem. Principalmente porque estamos tendo um inverno muito rigoroso e passando ainda pela pandemia de coronavírus, o que já ocasiona um impacto muito grande no sistema de saúde”, informa o médico.

“Faço um apelo aos idosos para fazerem a vacina da gripe. Ela é segura, não tem efeitos colaterais. Nós, geriatras, aprovamos e indicamos porque é um fator de proteção importante. Muitas vezes, um quadro gripal pode agravar os sintomas de outras doenças existentes como diabetes, insuficiência cardíaca ou levar a uma pneumonia, situações que muitas vezes podem ser fatais”, alerta.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Secretarias de Saúde apuram registros de aplicação de vacina fora da validade
Saiba por que o uso de máscara contra a covid voltou a ser recomendado em partes dos Estados Unidos
https://www.osul.com.br/rio-grande-do-sul-recebe-mais-de-526-mil-doses-de-vacinas-da-pfizer-janssen-e-astrazeneca/ Rio Grande do Sul recebe 526 mil doses de vacinas da Pfizer, Janssen e Astrazeneca 2021-07-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar